A comunidade escolar do Colégio La Salle Brasília (unidade da Asa Sul) promoveu, nesta terça-feira (5/12), no Dia Mundial do Solo, o 1º plantio de árvores nativas do cerrado. O feito foi cumprido após compromisso assumido no Desafio Internacional de vôlei em prol da sustentabilidade socioambiental, realizado durante a Campanha Junho Verde. Em cada ponto marcado, a instituição se comprometeu a plantar uma das 30 mudas de ipês roxo, branco e amarelo.
- Área da UnB será recuperada com espécies nativas do cerrado
- Ação no Parque da Cidade entrega 2 mil mudas nativas do Cerrado neste sábado
- Grupos se organizam em 25 cidades do DF para plantio de árvores do cerrado
O dia do plantio também é uma data próxima ao dia da campanha Tempo de Plantar. A iniciativa, que contou com apoio do ex-atleta do vôlei de praia Emanuel Rego, medalha de ouro, prata e bronze em olimpíadas, busca realizar a recuperação ambiental por meio do incentivo ao plantio de árvores, que neste ano aconteceu no último domingo (3/12).
O plantio de árvores do colégio La Salle Brasília também ocorreu no momento em que a atenção mundial está voltada para a Conferência das Partes (COP 28), que integra a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O evento começou em 30 de novembro e vai até 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.
A ação também teve como objetivo neutralizar parte do gás carbônico (CO2) emitido pelas atividades rotineiras da instituição. Para a professora de ciências e biologia Janaina Portugal, o plantio de árvores surge como uma estratégia crucial no combate ao aquecimento global, tendo em vista que elas atuam na absorção do CO2 liberado na atmosfera.
"Além disso, as árvores desempenham um papel fundamental na conservação da biodiversidade e na regulação climática, influenciando o ciclo hidrológico”, afirma a docente.
Emanuel Rego, que disputou as Olimpíadas de Atenas, Londres e Pequim, diz sentir prazer em participar de um evento que une as bandeiras que ela carrega: a educação, esporte e o meio ambiente. "Ações como essa são importantes para que os estudantes vivenciem, na prática, experiências fundamentais que possam contribuir com o meio ambiente e minimizar os efeitos do aquecimento global”, afirma o medalhista olímpico.
O colégio La Salle Brasília está empenhado com o compromisso de fornecer uma educação baseada em princípios e valores para promover o protagonismo dos estudantes por meio de ações inovadoras. “Nossos alunos são preparados para lidar com os desafios do dia a dia e com os temas da atualidade. Formamos pessoas que são capazes de impactar positivamente a nossa sociedade”, opina Edenilson Tatsch, diretor da instituição.
Para a concretização dessa ação, o La Salle Brasília firmou parceria com a Eco Mundi Consultoria e Gestão, responsável pela gestão ambiental da instituição, com o projeto Compostar, que forneceu o adubo, e Instituto Sagres, que viabilizou as mudas de ipês.
Saiba Mais
-
Cidades DF Concurso Sedes-DF: resultado preliminar da avaliação psicológica é divulgado
-
Cidades DF Explosão em prédio do Noroeste deixa ao menos uma pessoa em estado grave
-
Cidades DF Rodoviários da São José voltam a circular após pagamento de salários
-
Cidades DF Barra de ferro do Parque da Cidade cai em cima de mulher durante exercício