Dos 1.777 presos liberados no último “saidão” de 2023, 23 não retornaram às respectivas unidades prisionais. Os dados são da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF) e foram divulgados nesta quarta-feira (27/12).
O benefício da “saidinha” é concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP) aos custodiados que cumprem pena no regime semiaberto e que têm autorização de trabalho externo ou saídas temporárias. Neste mês, a Justiça liberou 1.777 presos em 22 de dezembro.
Os custodiados deveriam retornar nessa terça-feira (26/12). Desse total, 23 não voltaram, ou seja, 1,29% do quantitativo liberado. Além disso, a Seape informou que outros dois reeducandos se envolveram em ocorrências policiais, mas a pasta não deu mais informações. Portanto, os que não retornaram são considerados foragidos e poderá perder o direito ao regime semiaberto. Qualquer pessoa pode fornecer informações anonimamente sobre custodiados pelo telefone (61) 9 9666-6000 (Polícia Penal do DF).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br