A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) 7 do Gama, antigo Posto de Saúde 8, foi inaugurada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, na manhã desta terça-feira (19/12). No espaço, com mais de 1,8 mil metros quadrados reformados, vão trabalhar seis equipes de estratégia à saúde da família. Outro grupo vai trabalhar na rua para cuidar da população em situação de vulnerabilidade social.
- UBSs têm o horário estendido pela alta das doenças respiratórias
- Medicamentos psicotrópicos começam a ser distribuídos na UBS do Gama
- Atendimento na UBS 2 da Estrutural será interrompido para manutenção
O local terá também atendimentos odontológicos à população, serviços de acupuntura, ginecologia, clínica médica e pediatria. A reforma inclui serviços de reestruturação do prédio do térreo, redistribuição interna de ambientes, a adequação de todos os sanitários e a renovação das fachadas e cobertura.
Ibaneis reconhece que a reforma da unidade era um pedido da população. "Aqui virou um ponto de drogas e de traficantes", diz. O chefe do Executivo local acrescenta que a União cedeu o terreno para revitalização da estrutura. “A entrega dessa UBS vai melhorar a saúde e o atendimento das pessoas. Espero que essa unidade seja bem utilizada por todos os moradores do Gama”, afirma.
O investimento foi de R$ 7,1 milhões do GDF, obra realizada e fiscalizada pela Novacap. Ao todo, 30 funcionários trabalharam de segunda a sábado para concluir a pintura interna e externa, e as instalações elétricas e hidráulicas.
Durante o discurso em frente à unidade, Ibaneis adiantou que o GDF trabalha em um projeto, junto à Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), para a construção de um novo hospital no Gama.
“A gente espera poder lançar essa obra ainda nesse governo. Afinal de contas, o hospital daqui se tornou muito antigo e já não consegue mais se fazer reforma ali dentro, (apenas) os cuidados paliativos necessários", declara o governador.
Unidade pioneira na Estratégia de Saúde da Família
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, acredita que a reinauguração do Lucas é um marco para a cidade, pois toda a estrutura foi refeita, desde o piso, parede, teto, parte hidráulica e parte elétrica.
"É a maior unidade básica de saúde do Distrito Federal com 1,8 mil metros quadrados. Ontem, disse (ao governador) que, em 2009, começamos a cadastrar a população dessa cidade. As primeiras famílias cadastradas no modelo Estratégia de Saúde da Família foi aqui no Gama", lembra.
Também foram instalados aproximadamente 70 novos ares-condicionados que estão em fase de instalação. Os revestimentos de piso cerâmico e dos banheiros também foram colocados.
Com informações da Agência Brasília
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br