Nesta quinta-feira (14/12), foi inaugurado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e órgãos parceiros o Centro Especializado de Atenção às Vítimas (CEAV), localizado no Fórum de Brasília (8º andar, ala C). O espaço conta com oito salas que vão atender às vítimas de crimes e atos infracionais por órgãos e instituições aliados em decisão da Resolução 253, de 4 de setembro de 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Desembargador Cruz Macedo, presidente do TJDFT, agradeceu a todas as instituições envolvidas e reforçou que essas parcerias possibilitaram a construção da instalação do CEAV. “Juntos nós chegaremos mais longe e poderemos amparar as vítimas de violência”, afirmou o presidente. Durante o evento, Cruz Macedo assinou os termos de cooperação com as autoridades das instituições parceiras. O Secretário-Geral do TJDFT, Celso Neto, fez a leitura dos textos.
Durante o evento de abertura, o magistrado citou o sucesso da primeira cirurgia para vítima de violência doméstica, procedimento realizado nesta quarta-feira (13/12) por meio do Projeto Recomeçar, da Fundação Instituto para Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Fundação IDEAH/SBCP) em parceira ao TJDFT.
Na solenidade, o corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador J.J. Costa Carvalho, destacou o cumprimento da Resolução 253 de 2018 do CNJ. “Era um sonho, que hoje se torna realidade, celebrar a inauguração física do CEAV”, disse Costa Carvalho. “Que o CEAV, com toda a relevante parceria institucional e com o auxílio da rede de apoio integrada, seja para as vítimas um local de amparo, conforto, respeito, dignidade e pacificação”, concluiu o corregedor.
Marcela Passamani, secretária de Estado de Justiça e Cidadania do DF informou que o Projeto Direito Delas passará a atender junto com o CEAV todas as vítimas de violência “Todas as vítimas têm o direito de romper com o ciclo da violência, de acabar com sofrimento e a dor oriunda de uma violência, esse é o Direito Delas”, destacou.
O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, destacou que o Ceav foi inaugurado no Dia Nacional do Ministério Público, instituição que deve enxergar os mais vulneráveis como prioridade. Ele também pontuou a atuação do MPDFT nesta área e falou sobre o compromisso de sua gestão com a temática.
“No MPDFT sempre tivemos um olhar sensível em relação às vítimas e essa atenção tem sido ampliada ano após ano. Para garantir que todos os projetos e ações sejam colocados em prática, criamos ambientes adequados nas unidades descentralizadas e enfatizamos em nossa política de atendimento ao público que esses cidadãos devem ser acolhidos, escutados e terem seus casos encaminhados da melhor forma possível. Em nosso entendimento, a vítima não pode ser vista apenas como uma prova no processo, ali se encontra um ser humano que merece ter seu sofrimento mitigado”, afirmou.
Com informações do TJDFT
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br