Uma operação apreendeu mais de 500 garrafas de bebidas adulteradas e fraudulentas em Vicente Pires. A ação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), que ocorreu nesta quinta-feira (14/12), constatou a distribuição significativa de mais de mil litros de cachaça e a presença de garrafas de refrigerante com a validade raspada. Um indivíduo foi preso em flagrante.
A Operação Saideira, que teve a participação da Vigilância Sanitária, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), teve início em resposta a uma denúncia recebida pela ouvidoria sobre produção clandestina de cachaça em Vicente Pires.
Durante a abordagem, a pasta verificou que, no local era distribuída uma quantidade significativa de cachaça, além de haver garrafas de refrigerante com a validade raspada, evidenciando práticas fraudulentas. A Seagri-DF não identificou indícios de fabricação da cachaça no local, mas na operação ficou claro que ocorre o envase, a rotulagem e a distribuição do produto em condições sanitárias inadequadas.
O responsável pela prática ilegal foi detido em flagrante devido às condições insalubres constatadas no local. Na operação, foram apreendidas 456 garrafas de 2 litros, 45 garrafas de 500 mL, dois galões de 20 litros, duas garrafas de 900 mL e um tonel de 60 litros, totalizando mais de mil litros de cachaça. Além disso, a PCDF apreendeu 450 litros de refrigerante com a embalagem adulterada.
Segundo a Seagri-DF, as amostras dos produtos apreendidos serão submetidas a análises detalhadas em laboratórios especializados, tanto da PCDF quanto do Mapa. Serão realizados testes para verificar a autenticidade, qualidade e segurança dos produtos.
Com informações da Seagri-DF
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br