O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) informou que 800 aprovados no concurso para o magistério, realizado em 2022, serão nomeados imediatamente. Segundo o sindicato, a informação foi repassada pelo chefe da Casa Civil do DF, Gustavo do Vale Rocha, durante uma reunião intermediada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT).
O objetivo é de nomear 776 professores e 20 orientadores educacionais. O quantitativo é referente ao número de vagas imediatas previstas no edital de abertura do certame.
Outra novidade é que será apresentado um cronograma de novas nomeações em janeiro de 2024. Ele será elaborado com o objetivo de indicar e sistematizar a nomeação dos 3.104 professores e 80 orientadores educacionais aprovados no cadastro reserva.
- Concurso Nacional Unificado: data de publicação do edital é adiada
- Concurso Fiocruz: página para tirar dúvidas dos candidatos entra no ar
Na reunião, realizada na segunda-feira (11/12), o Sinpro destacou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 previa a contratação de 6,2 mil novos professores e 1 mil orientadores para a rede pública do DF.
Entretanto, o governador do DF, Ibaneis Rocha, vetou o trecho do texto e lançou na proposta a convocação de apenas 630 servidores para a Educação.
Em contraponto, Gustavo do Vale Rocha informou que a LDO é autorizativa e não impositiva, e pode ser alterada durante o ano. O chefe da Casa Civil também informou que um novo concurso para o magistério será organizado em 2024.
O Correio entrou em contato com a assessoria da Casa Civil para confirmar as informações, mas não teve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br