METEOROLOGIA

Distrito Federal deve enfrentar nova onda de calor intenso nos próximos dias

Em um dos anos mais quentes historicamente, a capital tem marcado altas temperaturas e tempo seco. A previsão é que a temperatura suba 5ºC nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

O ano de 2023 será um dos mais quentes da história do Distrito Federal -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
O ano de 2023 será um dos mais quentes da história do Distrito Federal - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
postado em 14/12/2023 04:00

Os brasilienses podem se preparar: o calor voltou com tudo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, nesta quarta-feira (13/12) alerta laranja para ondas de calor intenso com a temperatura marcando 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias consecutivos na capital federal. A expectativa para término do alerta é às 19h de domingo.

De acordo com Inmet, para esta quinta-feira (14/12), a previsão é de mínima de 20°C e máxima de 32°C com umidade em torno de 30% a 90%. De acordo com o meteorologista Glauco Freitas, "o tempo seco vai predominar e as temperaturas vão se elevando com o passar dos dias", explica.

Onda de calor 'sem precedentes' no Brasil: o que acontece com o corpo sob temperaturas extremas

Para esta sexta-feira (15/12), a previsão é de mínima de 20°C e máxima de 32°C. No sábado (16/12) a mínima deve chegar a 20°C e máxima de 33ºC. No domingo (17/12), a mínima subirá para 21°C e a máxima para 34°C. "O fim de semana vai ser bem quente", afirma Glauco.

O meteorologista recomenda que a população se hidrate, e evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia, principalmente idosos e crianças. Glauco ressalta que mesmo não tendo terminado, tudo indica que esse 2023 será o ano mais quente na história do planeta Terra.

A maior temperatura registrada no mês de dezembro foi de 35,2°C, em Águas Emendadas, no último sábado. A temperatura foi a maior para o mês desde o início das medições, em 1961. Antes, a maior foi de 33,7°C, em 10 de dezembro de 1963, numa estação meteorológica onde fica hoje o Sudoeste. O índice se repetiu em 6 de dezembro de 2002.

 


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->