Clima

Distrito Federal registra maior temperatura para dezembro desde 1961

Instituto Nacional de Meteorologia calculou máxima de 35,2ºC no último sábado, a maior desde o início das medições. Antes, a maior temperatura no mês foi de 33,7ºC, em 1963

Evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre das 10h às 17h é uma das recomendações da Defesa Civil -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre das 10h às 17h é uma das recomendações da Defesa Civil - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
postado em 12/12/2023 12:36 / atualizado em 12/12/2023 12:45

A população do Distrito Federal não tem sentido forte calor à toa. No último sábado (9/12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou temperatura máxima de 35,2ºC, em Águas Emendadas, estação meteorológica de Planaltina. O número foi o maior desde o início das medições, em 1961.

No dia seguinte, a mesma estação atingiu 35,1ºC. "Outra coisa interessante é a umidade muito baixa. A gente está vivenciando o El Niño, com pico máximo em janeiro. A tendência são de temperaturas se manterem em alta. Vamos ter dias de chuva, mas também com temperaturas elevadas", explica Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.

Antes, a maior temperatura máxima registrada pelo Inmet tinha sido de 33,7ºC, em 10 de dezembro de 1963, na estação meteorológica do Sudoeste. O número se repetiu em 6 de dezembro de 2002, na estação de Roncador, desativada em 2017. 

Cuidados com o calor e baixa umidade

A Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) deixa algumas orientações importantes para a população se cuidar neste período de calor e baixa umidade.

  • Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;
  • Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Beba bastante água. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquido;
  • Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos;
  • Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre das 10h às 17h;
  • Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo;
  • Coloque chapéu e óculos escuros para proteger-se do sol;
  • Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos;
  • Evite aglomerações e permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar-condicionado;
  • Mantenha a casa limpa e arejada;
  • Procure não usar vassouras, que levantam o pó por onde passam. Dê preferência a aspiradores ou panos úmidos;

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->