Concurso público

Concurso PMDF: TCDF determina alteração na nota de corte em provas objetivas

De acordo com o tribunal, a medida é embasada na determinação do edital de retificação, publicada em julho deste anos

De acordo com a determinação, o novo resultado preliminar deve ser publicado com as alterações necessárias deve ser publicado em até dez dias -  (crédito: Reprodução/PMDF)
De acordo com a determinação, o novo resultado preliminar deve ser publicado com as alterações necessárias deve ser publicado em até dez dias - (crédito: Reprodução/PMDF)
postado em 11/12/2023 17:15

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou a retificação do resultado preliminar das provas objetivas do concurso público da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) para soldado. Na decisão, publicada em 7 de dezembro, o TCDF informou que diante da anulação de três questões do exame, em agosto de 2023, deve-se considerar a pontuação mínima de 47,7922 pontos, o que corresponde a 46 questões. De acordo com a determinação, o novo resultado preliminar deve ser publicado, com as alterações necessárias, em até dez dias.

De acordo com o TCDF, a medida é embasada na determinação do edital de retificação, publicada em julho deste anos, que afirma que para o candidato ser aprovado na prova objetiva, ele precisava “obter no mínimo 60% da pontuação máxima possível da Prova Objetiva, ou 48 (quarenta e oito) pontos. Em caso de anulação de questões, haverá o ajuste proporcional, para baixo, da pontuação mínima de aprovação e consequentemente do número de questões mínimas para aprovação.”

Ajuizamento do TCDF em relação à redistribuição da nota para as 77 questões válidas, publicado em agosto deste ano, determinava que a pontuação mínima para aprovação era de 46,2. Segundo a Comissão de Aprovados PMDF 2023, essa mudança elimina cerca de 450 aprovados no certame que “atualmente, estão na fase de entrega de documentos para sindicância da vida pregressa e investigação social”, o que consequentemente “gera danos financeiros e morais aos participantes".

O Correio tentou contato com a banca organizadora do certame, o Instituto AOCP, com a PMDF e com o TCDF, a fim de saber os respectivos posicionamentos sobre o caso. Em caso de resposta, o texto será atualizado.

Sobre o concurso

O certame havia sido suspenso e foi retomado em novembro. O novo edital, publicado no DODF, modifica a distribuição de vagas e o cronograma do certame. De acordo com o documento, será formado cadastro reserva de 1.400 vagas, distribuídas entre ampla concorrência (1.120 vagas) e candidatos negros (280 vagas).

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->