Economia

Brasília volta a receber o Salão Nacional do Turismo a partir de 15 de dezembro

Após 12 anos sem o evento, a capital federal recebe de 15 a 17 de dezembro, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o Salão Nacional do Turismo com atrações culturais e gastronomia de todo o país

Estádio Nacional Mané Garrincha vai receber Salão Nacional do Turismo de 15 a 17 de dezembro de 2023 -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A. Press)
Estádio Nacional Mané Garrincha vai receber Salão Nacional do Turismo de 15 a 17 de dezembro de 2023 - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A. Press)
postado em 09/12/2023 00:01 / atualizado em 09/12/2023 09:54

Museu a céu aberto e que atrai milhares de visitantes anualmente, Brasília receberá, entre os dias 15 e 17 deste mês, o Salão Nacional do Turismo. O evento retorna à capital federal após 12 anos, e será realizado em um espaço de  25 mil metros quadrados, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, para um público de 10 mil pessoas por dia. 

O simpósio terá apresentações culturais, como Vanessa da Mata, Sambô e Maiara & Maraísa, além de gastronomia regional de todo o Brasil. Também serão ministradas palestras informativas sobre o setor, atraindo o público para aprender e se aprofundar na indústria turística.

Uma exposição das obras de Oscar Niemeyer, com fotos e o design de Brasília, vai destacar o título da capital como Cidade do Design, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A capital do país vai estar representada nos cinco eixos do Salão: cultural, rural, natural, tendências e sol e praia.

Na avaliação do secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, o governo fecha o ano de forma positiva para o setor com o Salão Nacional do Turismo, que vai receber R$ 10 milhões de investimento. "A população do DF e os turistas vão ter oportunidade de conhecer cada região do Brasil do ponto de vista de artesanato e culinária e cultural. É uma grande oportunidade para o turista e para a população entender o que o Brasil tem de melhor para oferecer ao turista", avalia.

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), Jael Antônio da Silva, a expectativa do setor turístico do Distrito Federal é boa. Ele aposta em eventos, como o que será realizado este mês para destacar a qualidade dos serviços da cidade. "Vamos mostrar a pujança da nossa gastronomia e reforçar aquilo que estamos tentando fazer ao longo dos últimos tempos, que nós somos o terceiro maior pólo gastronômico do Brasil", detalha.

Alguns dos principais cartões postais de Brasília serão apresentados aos participantes por meio de um tour, organizado por guias turísticos da cidade. Estão entre as atrações, monumentos como a Praça dos Três Poderes, a Catedral, a Esplanada dos Ministérios, o Memorial JK, entre outros.

Secretário de Turismo, Cristiano Araújo, com Paco Britto, secretário de Relações Internacionais, e o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, no lançamento de mais 3 voos internacionais saindo de Brasília
Cristiano Araújo com Paco Britto e Daniel Scioli, embaixador da Argentina no Brasil, no lançamento de mais 3 voos internacionais saindo de Brasília (foto: Divulgação/Setur-DF)

DF ganha novos voos internacionais

As secretarias de Turismo (Setur) e de Relações Internacionais (Serinter) do Distrito Federal anunciaram, na última quinta-feira, três novos voos internacionais, saindo da capital federal. Serão 23 voos semanais com destino a Miami e Orlando, na Flórida (EUA), a partir de 16 de dezembro com previsão de encerramento em 18 de fevereiro.

Os voos serão oferecidos pela Gol Linhas Aéreas. A companhia também programou para a alta temporada do verão, na America do Sul, voos para Buenos Aires, com saída de Brasília, entre os dias 2 de janeiro e 14 de fevereiro do ano que vem, direto para a capital da Argentina. "Foi uma negociação feita entre nós da Serinter, Setur e Inframerica, mostrando a viabilidade e o potencial desses voos para as empresas, pois Brasília tem uma demanda muito grande para lazer e negócios", analisa o secretário de Relações Internacionais do DF Paco Britto.

De acordo com o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, o foco da pasta, desde janeiro, sempre foi aumentar a quantidade de voos nacionais e internacionais. "Para os nacionais, reduzimos o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene para 4%, que é o índice mais baixo do país. Com isso, fortalecemos para que tenha mais voos e consolidamos como aeroporto de hub, por ser central e ter apoio logístico às empresas, que fazem abastecimento", explica.

Cristiano cita que serão feitas promoções para atrair passageiros e fazer de Brasília uma cidade mais conectada com o exterior.

Serviço

Salão Nacional do Turismo

Local: Estádio Nacional Mané Garrincha

Dias: 15 a 17 de dezembro

Horários: sexta-feira, das 13h às 21h; sábado, das 10h às 21h; e domingo, das 10h às 18h

Ingressos: entrada gratuita

 

  • Acordo entre Governo do Distrito Federal e empresa aérea viabilizou três voos diretos para os Estados Unidos e um direto para Buenos Aires
    Cristiano Araújo com Paco Britto e Daniel Scioli, embaixador da Argentina no Brasil, no lançamento de mais 3 voos internacionais saindo de Brasília Foto: Divulgação/Setur-DF
  • Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->