Até outubro deste ano, o número de motoristas multados por transporte irregular no Distrito Federal cresceu 35% em relação ao mesmo período de 2022. Segundo as autoridades de trânsito, 684 condutores foram autuados nos primeiros 10 meses, superando os 508 do ano passado. O índice corresponde às infrações registradas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Polícia Militar do Distrito Federal.
- Operação Boas Festas autua 92 condutores alcoolizados no Distrito Federal
- Carro com uma tonelada de maconha é apreendido no Distrito Federal
- Fluxo no Aeroporto JK deve chegar a 1,3 milhão de pessoas em dezembro
O não comprimento da norma de trânsito coloca em risco a vida do motorista, assim como a dos passageiros que ele transporta. “O risco é grande e existe. Quem se submete a esse tipo de transporte entra no veículo sem saber suas condições”, salienta Anderson Silveira Caldas, da Coordenação de Policiamento e Fiscalização Leste do Detran. O agente ainda comenta que as pessoas utilizam esse meio, não sabe se o veículo tem autorização para a atividade ou se foi vistoriado. “Elas não sabem sequer se o motorista é habilitado. Esse tipo de motorista, que trabalha clandestinamente, não tem nada a perder", alerta.
Caldas informa que a melhor solução é continuar utilizando o transporte público, táxis e motoristas de transporte por aplicativo. “Isso porque, para efetuar o transporte de passageiro, tanto o motorista, quanto o veículo precisam ter as especificações e autorizações necessárias. Isso, além de garantir a segurança dos usuários, assegura que a atividade está sendo exercida em conformidade com as normas de trânsito”, finaliza.
*Com informações da Agência Brasília
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br