A edição deste ano do maior festival de fotografias da América Latina, o Brasília Photo Show (BPS), traz a memória dos natais de Brasília e uma programação de férias voltada para as crianças, dividida em seis oficinas que navegam por diferentes faces da fotografia. A exposição já está aberta para visitação e as atividades para os pequenos começam em 18 de dezembro.
As 400 fotos selecionadas para a compor a exposição foram selecionadas e premiadas em 25 de novembro. Os vencedores receberam medalhas, estatuetas, prêmios especiais, além de terem as imagens publicadas no livro temático de 2023. “Não é apenas uma exposição, mas uma jornada envolvente e educativa que convida a comunidade a explorar, celebrar e descobrir o fascinante mundo da fotografia", afirma o diretor executivo e fundador do Brasília Photo Show, Rodrigo Nimer.
A mostra fica em cartaz no MAB até 31 de março de 2024 e tem a parceria do Correio Braziliense. “O Brasília Photo Show é um projeto incrível, ele chama a atenção para fotografia como forma de expressão de maneira totalmente inclusiva, pois tanto fotógrafos profissionais como amadores podem participar nas mesmas condições, é democrático”, diz Cilene Vieira, assessora Institucional da Presidência do jornal. "Neste ano, o Correio Braziliense participa com uma exposição de fotografias que ilustraram matérias ao longo de três décadas de cobertura do período de festas natalinas na capital. Está linda, emocionante, imperdível”, conclui Cilene.
A curadoria é do Centro de Documentação do Correio (Cedoc), que guarda fotografias raras e todas as edições do jornal desde a fundação. “Seja nas cidades satélites ou no Plano Piloto, a mostra reforça, por meio dos 56 registros, a diversidade de momentos: encontros com o Papai Noel, decoração nas casas, nas ruas, até a emoção das pessoas durante as festividades”, diz Kelly Venâncio,coordenadora de Comunicação Institucional do Correio.
“Entendemos que esse é o papel diário do Correio, preservar a memória da cidade na documentação desses momentos ao longo do tempo. Com a contribuição de diferentes fotógrafos - que passaram ou que ainda estão no jornal - conseguimos reunir várias perspectivas e estilos que enriquecem a narrativa visual. Acredito que a exposição irá impactar os visitantes, resgatar memórias, celebrar a tradição e promover o sentimento de pertencimento. Será uma oportunidade de vivenciar visualmente a história e as transformações do Natal em Brasília”, destaca Kelly.
O projeto BPS foi idealizado a partir do livro homônimo Brasília Photo Show, de 2013, do fotógrafo Eduardo Vergara. O objetivo era oferecer aos turistas retratos completos do quadradinho para a Copa do Mundo de 2014, que foi realizada no Brasil.
- Brasília Photo Show revela premiados da edição 2020 neste domingo (22)
- A vida sob lentes é destaque de concurso de fotografias
Programação do Museu de Arte de Brasília
Em parceria com o Programa Mediato Conecta, o MAB apresentará uma programação especial de interação com o público, principalmente para as crianças, com atividades educativas e oficinas. O evento ocorrerá de 18 de dezembro a 26 de janeiro de 2024, aberto ao público, sem necessidade de inscrição.
"As oficinas acolhem diversas idades, desde crianças até adultos. E a partir de dezembro elas acontecem continuamente na programação de oficinas do MAB até o fim da exposição, em março de 2024. Para as crianças, o evento promete despertar o interesse pela arte visual desde cedo, alimentando a criatividade e o amor pela expressão artística, e celebrando a arte da fotografia de maneiras inovadoras e inspiradoras”, diz Rodrigo Nimer.
Veja a programação de férias no Museu de Arte de Brasília:
Segunda
14h30 - Oficina de mosaico (a partir de 6 anos) - 10 vagas
16h30 - Oficina de carimbo (a partir de 12 anos) - 10 vagas
Quarta
14h30 - Oficina de Brincadeiras Populares (livre) - 20 vagas
16h30 - Oficina de Escultura Viva (a partir de 8 anos) - 15 vagas
Sexta
14h30 - Arte Cinética (a partir de 8 anos) - 15 vagas
16h30 - Oficina de Antotipia (a partir de 8 anos) 10 vagas
Sábado
10h30 - Contação de Histórias (18 meses a 3 anos) - 10 vagas
15h - Visita mediada - Descobrindo o acervo com jogos
16h30 - Oficina de Antotipia (a partir de 8 anos) 10 vagas
Domingo
15h - Visita Perspectivas em foco - Fotografando o MAB
16h30 - Oficina de Cianotipia (a partir de 12 anos) 10 vagas
Janeiro/2024
Segunda
14h30 - Oficina de Brinquedos Recicláveis (a partir de 8 anos) - 10 vagas
16h30 - Oficina de HQ (a partir de 10 anos) - 15 vagas
Quarta
14h30 - Oficina de Criação de Narrativas (a partir de 10 anos) - 15 vagas
16h30 - Oficina de Arte Urbana (Bomb e Stencil) - (a partir de 12 anos) - 10 vagas
Sexta
14h30 - Oficina de Jogos Teatrais (a partir de 10 anos) - 15 vagas
16h30 - Oficina de Câmara Escura (a partir de 8 anos) - 12 vagas
Sábado
10h30 - Contação de Histórias (18 meses a 3 anos) - 10 vagas
15h - Visita mediada - Descobrindo o acervo com jogos
16h30 - Oficina de Câmara Escura (a partir de 8 anos) - 12 vagas
Domingo
15h - Visita Perspectivas em Foco - Fotografando o MAB
16h30 - Oficina de Pinhole (a partir de 12 anos) - 10 vagas
*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br