Prêmio

Prêmio Engenho: finalistas são diplomados em noite de homenagem à Dad Squarisi

O Prêmio Engenho destaca as melhores iniciativas e os mais prestigiosos profissionais da comunicação de Brasília. Nesta edição, presta homenagens à jornalista Dad Squarisi, que morreu este ano, deixando grande legado

Foi celebrada, na noite de ontem, a cerimônia de diplomação dos finalistas do 18º Prêmio Engenho de Comunicação — O Dia em que o Jornalista Vira Notícia, que destaca as melhores iniciativas e os mais prestigiosos profissionais da comunicação de Brasília. O Correio entra na disputa concorrendo em cinco categorias: Veículo Impresso On-line; Programa de TV, com o CB. Poder, parceria entre o jornal e a TV Brasília; Cobertura de Brasília; Análise de conjuntura, com o colunista Luiz Carlos Azedo; e Coluna, com Eixo Capital, por Ana Maria Campos, e Brasília-DF, por Denise Rothenburg.

Presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado disse ser motivo de grande orgulho o jornal ter concorrentes em cinco categorias. "O Prêmio Engenho é uma tradição da nossa área da comunicação. Estamos aqui hoje para tomarmos conhecimento dessas indicações e esperamos ganhar todas", revela o presidente.

A homenagem à Dad Squarisi, jornalista do Correio que morreu neste ano, aos 77 anos, também causou emoção. "A Kátia Cubel (responsável pela premiação) é uma pessoa especial em fazer essa homenagem a nossa querida Dad, que era uma jornalista fora da curva e merecedora de todas as homenagens", declara Guilherme. 

O empresário Paulo Octávio, representante da TV Brasília, destacou a parceria da emissora com o Correio Braziliense. "O CB. Poder tem importância para os cenários político, social e econômico da capital da República. É muito importante que as pessoas vejam, durante 45 minutos, sem cortes, políticos, ministros e várias outras autoridades falando", avalia o empresário.

De acordo com Paulo Octávio, o programa veio para ficar e marcar a história de Brasília. "Tem o dom de entrevistar com profundidade as pessoas que fazem o Brasil", analisa.

O colunista finalista da categoria Análise de Conjuntura, Luiz Carlos Azedo, já levou o prêmio duas outras vezes. "É sempre um orgulho. Acho esse prêmio muito importante. Valoriza os profissionais da imprensa nacional e a de Brasília também, ainda mais em um momento em que vivemos, quando vemos a imprensa sendo atacada", observa o colunista. "Faço questão de prestigiar o prêmio, até mais do que de ganhar", conclui.

A colunista do Brasília-DF, Denise Rothenburg, também já foi finalista e vencedora do prêmio outras vezes. "O Prêmio Engenho já tem uma tradição na cidade. É importantíssimo porque traz visibilidade e valorização para os jornalistas do Distrito Federal, especialmente na cobertura política, porque Brasília é o centro nervoso da política nacional. É muito importante o trabalho que a Kátia Cubel faz com essa valorização", afirma Denise.

Homenagem

A grande homenageada da premiação é a jornalista Dad Squarisi, referência na língua portuguesa e no jornalismo de Brasília. Liana Sabo, jornalista de gastronomia do Correio, foi a responsável pelas homenagens à Dad, de quem era amiga próxima. "Eu vou agradecer em nome do Correio Braziliense, pois a Dad foi uma jornalista que ajudou a todos nós. Essa festa reúne todos os jornalistas de todos os veículos. Eu tenho certeza que todos melhoraram com a coluna dela. Se há um nome em que há concordância no meio, é o da Dad. É fácil falar dela. Difícil é pela emoção, porque ela faz muita falta e é uma gratidão imensa que sentimos”, emociona-se Sabo.

Marcelo Squarisi, filho da homenageada, também esteve presente na cerimônia. "É uma grande honra. Ela tinha uma grande estima pelo prêmio. Tenho certeza que ela está se sentindo homenageada onde quer que ela esteja", disse.

Em 2008, a premiação foi incluída, por meio de lei, no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal. A premiação deste ano será em 12 de dezembro, na Embaixada de Portugal.

Carlos Vieira/CB -
Carlos Vieira/CB -
Fotos: Carlos Vieira/CB -
Carlos Vieira/CB -
 

O Correio foi finalista em cinco categorias:

  • Veículo Impresso Diário: Correio Braziliense;
  • Coluna: Eixo Capital, por Ana Maria Campos; Brasília-DF, por Denise Rothenburg;
  • Programa de TV: CB.Poder, parceria entre o Correio e a TV Brasília;
  • Cobertura de Brasília: Correio Braziliense;
  • Análise de Conjuntura: Luiz Carlos Azedo.

Mais Lidas