O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) prorrogou até 30 de novembro o prazo para que os interessados em trabalhar como voluntários durante o 6º Mutirão PopRuaJud façam suas inscrições. O evento será em 7 de dezembro, das 8h às 16h, no Pavilhão do Parque da Cidade, em parceria com diversos órgãos.
Quem se interessar em atender as pessoas nesta situação, deve preencher o formulário de inscrição.
Durante o mutirão, serão fornecidos diversos serviços, entre eles: emissão de documentos como registro civil, CPF, título de eleitor, nada consta, carteira de trabalho digital (CTPS), certificado de reservista e certidões; consulta processual e redução a termo de demandas e conciliações; cadastros nos sistemas de assistência e benefícios do governo federal (CadÚnico e INSS); atendimentos relacionados a benefícios sociais e FGTS; serviços médicos, odontológicos e corte de cabelo, entre outros.
A última edição, realizada em maio de 2023, alcançou a marca histórica de mais de três mil atendimentos, com o apoio de 22 órgãos parceiros do TJDFT e 70 voluntários. Na 6ª edição, o intuito é possibilitar a ampliação do atendimento de forma compatível com a demanda.
PopRuaJud
O PopRuaJud é um desdobramento da resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 425/2021, que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. A ação atende ainda quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 1 — Erradicação da pobreza; ODS 10 — Redução das desigualdades; ODS 11 — Cidades e comunidades sustentáveis e o ODS 16 — Paz, Justiça e Instituições eficazes.
*Com informações do TJDFT