Documentação

Carteira de identidade com CPF começa a ser emitida no DF nesta terça

Identidade que a população tem vale até 2032. A Polícia Civil do DF adota atualização para unificar documentos de identificação no país

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) inicia, a partir desta terça-feira (21/11), a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) que adota o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número de registro. A atualização é um marco importante na unificação dos documentos de identificação no país.

A CIN adota o número do CPF como Registro Geral (RG) nacional. É importante destacar que a população não precisa fazer uma nova identidade. O documento antigo permanece válido até 2032. A diretora-adjunta do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Vanessa Gozzer Viegas Spagnolo, explica que a nova emissão é gratuita para toda a população.

"Antes de se dirigir ao posto de identificação, deve se fazer uma pesquisa do CPF no site da Receita Federal. Se ele consta como regular ou pendente de regularização, está apto para fazer a regularização nacional. Se não, consta como suspenso ou cancelado, você deve se dirigir até um posto da Receita Federal ou pelo site", orienta.

Vanessa alerta que é preciso checar se os dados estão atualizado no site da Receita, principalmente o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. Se o CPF do usuário estiver regular ou pendente de regularização e os dados estiverem atualizados na Receita Federal, é preciso ir até um posto do órgão, no qual o atendimento é feito por ordem de chegada.

A diretora-adjunta do Instituto de Identificação da PCDF lembra que é preciso levar a certidão de nascimento, de casamento ou cópia autenticada. "Se preferir, faça o agendamento no site da Polícia Civil para ser atendido nas unidades do Na Hora, período da manhã ou tarde", finaliza Vanessa.  

Confira aqui os postos de atendimento da Receita Federal no DF.

Mais Lidas