Força feminina

Corredoras mostram a força feminina durante maratona 'Encontro Delas'

O evento de corrida ocorreu na manhã deste domingo (19/11), com início às 7h, no Pontão do Lago Sul

Em 21 minutos, um percurso de cinco quilômetros corridos. Com este feito, no domingo (19/11), durante o evento Encontro Delas — A Força das Mulheres em Movimento, Denise Cristiane Fonseca, 42 anos, do grupo Capi, atuante no Itapoã e Paranoá, foi a primeira colocada no evento que teve realização da revista Encontro e do Correio Braziliense. A ação ocorreu no Pontão do Lago Sul. 

A paraense Denise corre há nove anos e já teve experiências nas pistas de outras maratonas, em Minas Gerais, na Paraíba e no Rio de Janeiro. "Treino com a ajuda do Adriano, meu marido, que é corredor e também se dedica bastante. Às vezes, corro 10 km, às vezes 8 km. Vou correr, na próxima semana, os 42 km, no evento da Monumental". Doméstica, ela diz que se sente verdadeiramente livre, depois de dada a largada, a cada corrida. "É só correr. Cuido da saúde do corpo e da mente", diz Denise. Todo dia, ela trabalha e treina.

No mesmo espírito das outras 700 competidoras, a cabeleireira Adriana Guilhon, 40 anos, ressalta que a motivação para acada corrida é o prazer. "Tenho uma paixão completa. Já corro há uns dois anos, de forma amadora", oberva ela, que participa do grupo Elas Vão de Tênis. "Através do incentivo das outras mulheres, fui me apaixonando pela corrida. Há bem-estar e o prazer de estar cuidando da saúde, e ainda de me divertir", relata. 

"O objetivo é participar. Hoje, a mulher venceu bastante. Há as barreiras do dia a dia da mulher: é mais corrido, temos que cuidar de filho, cuidar de casa. Nosso treino é um pouco mais apertado do que o do homem. Mesmo assim, a gente arranja estratégias", completa Adriana. Vinda da Ceilândia, ela se mostrava animadíssima junto com o grupo de amigas. Adriana, que faz faculdade de nutrição durante o período da noite, delimita horário para treinos funcionais e corridas. "Hoje, fiz um alongamento, cedo, em casa, e saí às 5h. Cuidei muito da água, para hidratação. Correr, nessa paisagem belíssima do Lago Paranoá e de Brasília, traz ainda mais felicidade", concluiu.

Integrante da Seleção Brasileira de Ultramaratona (acima de 42 km), mas na categoria 100 quilômetros, Helen Deluque, 53, perfez os 10 quilômetros do encontro deste domingo em 40 minutos, na primeira posição do segmento. "Comecei velha (risos), há nove anos. Fico feliz de ver como aumentou a participação das mulheres nos esportes, e em muitas outras esferas", disse ao Correio.

Minervino Júnior/CB/D.A.Press -
Minervino Júnior/CB/D.A.Press -
Minervino Júnior/CB/D.A.Press -
Minervino Júnior/CB/D.A.Press -
Minervino Júnior/CB/D.A.Press -
Minervino Júnior/CB/D.A.Press -
Minervino Júnior/CB/D.A.Press -
Minervino Júnior/CB/D.A.Press -

Mais Lidas