Consciência Negra

Negritude é celebrada em evento de comunidade tradicional de Planaltina

O projeto da comunidade Xaxará de Prata, em Planaltina, tem como objetivo promover a consciência sobre a importância da igualdade e do respeito às diferenças

A comunidade tradicional Xaxará de Prata promove, neste sábado e domingo (18 e 19/11), o evento Alusão à consciência negra e cultura afro-brasileira, em Planaltina. Quem comparecer na sede do grupo vai participar de atividades gratuitas como palestras, visitação ao território e à exposição de produtos Xaxará de Prata e apresentações artísticas. 

Além disso, o projeto também discute sobre a cultura afro-brasileira e mostra a riqueza da produção local, a fim de apoiar na geração de renda e na prática empreendedora.

O evento, feito durante o mês da Consciência Negra desde 2014, tem como objetivo promover a consciência sobre a importância da igualdade e do respeito às diferenças. Com isso, vale a discussão sobre consciência humana, o respeito a todas as religiões, raças e cores.

A programação faz parte do projeto Voando alto, que promove a cultura planaltinense através de oficinas de artesanato, exposição de fotografias, rodas de conversa e a publicação do livro Planaltina em documentos.

“Nós tiramos esses dias para discutir a consciência humana de todos os dias, o respeito às diferenças, com outras religiões, a cor, a raça, a forma de viver de cada um. É um dia que trazemos para dentro do terreiro a alegria de saber que viemos de uma etnia negra, somos pardos miscigenados, crioulo sarará, de cor do Brasil, de cor trazida de uma ancestralidade que vive dentro de nós no nosso dia a dia. Então, trouxemos esse projeto, o dia da consciência negra, por uma Consciência Humana, 365 dias desde 2014”, relata a idealizadora Sueli Gama.

Serviço

Evento em alusão à Consciência Negra

Local: Vale do Amanhecer, em Planaltina, na comunidade tradicional Xaxará de Prata.

Sábado (18/11)
10h - Palestra sobre os Direitos Humanos
11h - Apresentações artísticas com os grupos Sensação Paraense e Xiré Layó
13 - Almoço
14h às 17h - Visitação ao território, com exposições dos produtos confeccionados no Xaxará de Prata

Domingo (19/11)
11h - Roda de conversa Saúde Pessoa Negra
13h - Almoço
14h - Apresentações artísticas com os grupos Sensação Paraense e Xiré Layó
14h30 às 17h - visitação ao território, com exposição dos produtos confeccionados no Xaxará de Prata

Mais Lidas