Crime

Grupo acusado de furto em lojas de shoppings do DF é procurado

Mônica Ferreira, 19 anos, e Thiago dos Santos Brito, 30 anos, foram identificados como autores de um roubo em um shopping. Na noite desta quarta-feira (15/11), outros dois integrantes foram presos pela PMDF

Dois integrantes de uma organização criminosa especializada em furtos a lojas situadas em shoppings são procurados pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Mônica Ferreira de Souza Corat, 19 anos, e Thiago dos Santos Brito, 30 anos, foram identificados como autores de um furto ocorrido em outubro deste ano. Na noite desta quarta-feira (15/11), outros dois membros do grupo criminoso foram presos pela Polícia Militar do DF (PMDF).

Maria Edinoria Pereira da Silva, 43 anos, e Uatila Brailon Pereira Tavares, 24 anos, foram encontrados pela PMDF, nas proximidades do Conjunto Nacional. Além dos quatro integrantes, uma pessoa envolvida nos crimes está presa. O caso é investigado pela 5ª Delegacia de Polícia (Área Central).

Segundo a 5ª DP, os autores presos são investigados por um furto praticado no dia 12 de outubro deste ano, em uma loja de perfumes situada em um shopping da área central. Na data, o grupo roubou 22 frascos de perfume, avaliados em aproximadamente R$ 15 mil.

Durante a investigação, os policiais notaram que não se tratava de um crime isolado. O grupo era especializado em furtos em estabelecimentos comerciais, utilizando adolescentes para o cometimento dos roubos. Os integrantes mais novos ficavam com os objetos subtraídos e assumiam as práticas criminosas em caso de alguma abordagem policial.

No furto a perfumaria, a polícia identificou os seguintes autores: Mônica Ferreira de Souza Corat, 19 anos; Maria Edinoria Pereira da Silva, 43 ano; Thiago dos Santos Brito, 30 anos; Uatila Brailon Pereira Tavares, 24 anos; e Rayssa Rosa da Silva, 18 anos.

Após a prisão de Maria e Uatila na operação Bad Girls, apenas Mônica e Thiago seguem foragidos. Os dois estão com mandados de prisão em aberto. Rayssa Rosa foi presa na primeira fase da ação policial, em outubro deste ano.

PCDF -
PCDF -
PCDF -

Operação Bad Girls

No momento da prisão, Uatila e Maria Edinoria estavam com uma televisão de 55 polegadas, uma boneca, um kit manicure, itens de maquiagem, um cinto de strass e uma mochila de cor preta. Segundo a 5ª DP, a suspeita é de que os bens teriam sido furtados na quarta-feira (15/11), de lojas de um shopping localizado na Epia.

Os autores dos furtos foram indiciados pelos crimes de organização criminosa, corrupção de menores e furto qualificado. Somadas as penas, eles podem ficar presos por 20 anos.

Primeira fase

No dia 24 de outubro, a 5ª DP deflagrou a operação Bad Girls, visando cumprir oito mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária contra os integrantes da organização criminosa. Na ocasião, apenas Rayssa Rosa da Silva, 18 anos, foi presa.

Durante a oitiva, Rayssa confessou ser integrante da organização criminosa e ter participado dos furtos cometidos pelo grupo no dia 13 de outubro em lojas situadas em um shopping de Goiânia (GO). A prisão temporária dela foi convertida em preventiva e a autora dos furtos segue presa.

Mais Lidas