Previsão do tempo

Tempo no DF: máxima pode chegar a 38°C; há chances de chuva à tarde

Segundo o Inmet, a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas pode vir acompanhada de trovoadas, rajadas de vento e até granizo. A umidade mínima deve ficar em torno de 20%

Sem aliviar os brasilienses, a onda de calor segue deixando os dias muito quentes no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima pode chegar a 38°C nesta quinta-feira (16/11). No entanto, há chances de pancadas de chuvas a partir do período da tarde. A umidade relativa do ar deve atingir 20% nas horas de maior calor.

Meteorologista do Inmet, Dayse Moraes destaca que o dia terá bastante nebulosidade e, mesmo com a chuva, ainda permanecerá quente. “Por conta desse calor, a gente tem essas pancadas de chuvas isoladas que podem vir com esse pacote completo de trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo”, comentou a especialista. “Temos essa condição de chuva, ontem já choveu e hoje não vai ser diferente”, avaliou.

Nesta quarta-feira (15/11), assim como no dia anterior, o DF registrou a maior temperatura do ano, com 37,3°C. Desde o dia 13 de novembro, o Inmet emitiu um alerta vermelho por conta da onda de calor com temperaturas 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias seguidos. O aviso tem previsão de término para esta sexta-feira (17/11).

Além das altas temperaturas, Dayse também ressalta a umidade relativa do ar baixa, com valores em torno de 20% à tarde. Pela manhã, a máxima foi de 90% no DF. “Mais um dia quente e seco”, enfatizou a meteorologista. Ainda nas primeiras horas do dia, a temperatura mínima registrada na capital foi de 19°C.

Mais Lidas