Sombra e água fresca parecem uma realidade distante para o brasiliense. Calor e tempo seco não dão trégua e cabe à população manter-se hidratada e protegida do sol. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o quadradinho está sob alerta vermelho – quando há risco à saúde diante da temperatura, que fica 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias – até sexta-feira (17/11).
Nesta quarta (15), o dia começou com variação de nebulosidade, e a previsão é que os termômetros registrem máxima de 38ºC; a mínima foi de 15°C, na Estação Meteorológica de Águas Emendadas, em Planaltina. Já a umidade deve variar de 20% a 90%. “Apesar desse estado, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuvas isoladas, que podem ser acompanhadas de rajadas de vento e até granizo”, destacou Deise Moraes, meteorologista do Inmet.
No Plano Piloto, a temperatura mínima foi de 22°C e pode atingir máxima de 35ºC. A umidade pode variar de 20% a 70%. “Há chances de batermos mais um recorde de temperatura no DF, em especial, nas horas mais quentes do dia”, completou a meteorologista, referindo-se ao recorde anual, 37,3 ºC, registrado por dois dias consecutivos, na terça (14) e na segunda (13).
Em vista das altas temperaturas, os cuidados com a saúde devem ser reforçados, conforme recomenda a Defesa Civil, a saber: manter boa hidratação; umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico; utilizar umidificador, baldes ou bacias com água para elevar a umidade do ar; reduzir as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia e dar preferência a refeições leves.