Criada com o objetivo de causar reflexão sobre o valor e contribuição da comunidade negra para o Brasil, o Dia da Consciência Negra é uma data que ainda não é considerada um feriado nacional.
Apenas seis estados adotaram o dia como feriado: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Outros estados contam com feriado apenas em algumas cidades.
- Visão do Correio: O racismo estrutural e a consciência negra
- Consciência Negra: conheça nomes que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil
- Educação e consciência negra: para além do 20 de novembro
No Distrito Federal, a data não é considerada um feriado. Contudo, para os servidores do GDF o dia será de ponto facultativo. "Conforme o Decreto nº 44.145, de 19 de janeiro de 2023, o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é ponto facultativo no Governo do Distrito Federal", afirmou o GDF ao Correio.
Para servidores do governo, o dia não será de ponto facultativo, vide o calendário de nacional. Já para trabalhadores de empresas privadas, só pode ser considerado feriado a depender da legislação de cada estado.
Vale lembrar que existe um projeto, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), que debate transformar o data em um feriado nacional para todo o território brasileiro. O texto já foi aprovado pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.
Saiba Mais
-
Esportes Botafogo se reúne com organizadas; Textor participa por vídeo
-
Esportes Fluminense vê Brasileirão como preparação do Mundial
-
Esportes Pai de Luis Díaz, do Liverpool, é resgatado após sequestro
-
Esportes CBF divulga fase preliminar da Copa do Nordeste 2024
-
Esportes Rossi enaltece parceria com Vegetti: ‘Encaixe ideal e perfeito’
-
Flipar Roupa que simula nudez vira febre entre famosos