Alunos com deficiência ou transtorno da rede pública de ensino do DF participaram de aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas foram realizadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal em parceria com a Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), e outros colaboradores.
As aulas especiais ocorreram ao longo de 11 sábados, o objetivo foi oferecer suporte educacional personalizado para os alunos. A primeira etapa do exame nacional acontece neste domingo (5/11) e a segunda no próximo, dia 12.
Os alunos tiveram aulas preparatórias e especiais que envolveram a colaboração da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e da ONG Programando o Futuro, que representam um compromisso com a educação inclusiva e a igualdade de oportunidades.
Com as aulas concluídas, os estudantes vão realizar a primeira fase do Enem, hoje (5/11) com provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, língua estrangeira e redação.
As aulas foram encerradas neste sábado(4/11) e o momento foi celebrado pelos colaboradores. Vera Barros, subsecretária da Subin, destacou a importância de combater a exclusão e igualdade de oportunidades para todos. No discurso ela compartilhou histórias de alunos cujas vidas foram transformadas por essa iniciativa, destacando o poder da educação inclusiva.
Luiz Gustavo Besson de França, aluno da Escola 414 de Samambaia, compartilhou sua experiência positiva no curso preparatório, ressaltando a importância do suporte oferecido pela Finatec. Ele mencionou como as aulas ajudaram a lidar com seu Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) de maneira lúdica e eficaz.
As aulas preparatórias, contaram com a colaboração da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e da ONG Programando o Futuro, representam um compromisso com a educação inclusiva e a igualdade de oportunidades. A vice-diretora da Faculdade de Educação da UnB, Danielle Nogueira, destacou o papel fundamental da universidade em proporcionar educação de qualidade para todos, enfatizando a importância de manter a esperança no caminho da melhoria da qualidade de vida e da educação.
Saiba Mais
-
Opinião Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
-
Trabalho & Formação Pessoas com deficiência têm dificuldades de inserção no mercado de trabalho
-
Cidades DF Pessoas com deficiência terão 5% de presença em peças publicitárias
-
Ciência e Saúde Deficiência nutricional confundida com depressão e hipotireoidismo; veja
-
Brasil Vídeo: professora discute e arranca mesa de aluna com deficiência