A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) lamentou a morte do desembargador José Carlos Souza e Ávila, aos 64 anos, comunicada nessa terça-feira (31/10) por meio da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF). A causa do óbito não foi revelada.
- Morre, aos 74 anos, Gilberto Pereira, desembargador do TJDFT
- Morre o desembargador Flávio Rostirola; GDF declara luto de três dias
- Desembargador aposentado Joazil Maria Gardés morre, aos 89 anos
Em outubro de 1991, ele tomou posse no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) como juiz de direito substituto. Em agosto de 1994, José Carlos foi promovido a juiz de direito da 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Ceilândia.
As diretorias da OAB-DF e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA-DF) lamentaram a morte do desembargador.
Outros cargos na magistratura
Depois, José Carlos foi titular na Vara de Registros Públicos e de Precatórias do DF, Vara da Infância e da Juventude do DF e na 1ª Vara de Família da Circunscrição de Brasília. O desembargador atuou como juiz convocado, foi membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e ocupou o cargo de Diretor do Fórum da Circunscrição Judiciária de Brasília.
Em maio de 2011, José foi promovido a desembargador, integrando, desde então, a 2ª Turma Criminal do TJDFT. Há sete anos, despediu da magistratura local após 25 anos de dedicação à profissão.
Em nota, a OAB-DF e a CAADF se solidarizam com a morte de José Carlos e desejam força, coragem e muita união aos familiares e amigos (as) e colegas da magistratura do desembargador Souza e Ávila.
Saiba Mais
Com informações da OAB-DF