Na tarde desta quarta-feira (29/11), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) firmaram parceria com o objetivo de implantar o Projeto Esperançar, do Programa Justiça Comunitária do Distrito Federal, em várias regiões administrativas.
O projeto visa impulsionar o protagonismo das comunidades socioeconomicamente vulnerabilizadas, no processo de mapeamento e de transformação de suas violências, sob uma perspectiva emancipatória, e será implantado nas regiões administrativas de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Planaltina e nas escolas públicas do DF.
O presidente do TJDFT, desembargador Cruz Macedo, e o secretário de Acesso à Justiça do MJSP, Marivaldo Pereira, representando o ministro Flávio Dino, assinaram o documento durante uma solenidade no Espaço Flamboyant, localizado no Fórum de Brasília.
O desembargador Cruz Macedo parabenizou a todos os agentes comunitários e ressaltou que levar a Justiça Comunitária para outros lugares é um estímulo muito grande e uma resposta para mostrar o resultado positivo do trabalho que eles fazem.
Marivaldo Pereira lembrou que a parceria se trata da abertura do sistema da Justiça a um diálogo com a população e que “não há nada mais democrático que isso”. Ele frisou ainda que “o acesso à Justiça é, mais do que tudo, acesso ao direito”.
Além de Cruz Macedo e Marivaldo Pereira, participaram da solenidade o Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur; a Juíza de Direito Caroline Santos Lima, Coordenadora do Programa Justiça Comunitária no TJDFT; o Subdefensor Público-Geral, Fabrício Rodrigues de Sousa, representando o Defensor Público, Celestino Chupel; o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Paulo Giordano; o Secretário Especial da Presidência do TJDFT, Julião Aquino; o Secretário de Relações Institucionais, André Carvalho; o Presidente da Assejus, Fernando Freitas, autoridades, servidores e convidados.
Com informações do TJDFT
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br