Para comemorar os 60 anos de criação da corporação, as Empresas Brasal lançam, nesta quarta-feira (29/11), o site Memória Brasal, com momentos marcantes da empresa ao longo da história. O evento contou ainda com uma caixa com matérias impressas do Correio, coladas na estrutura, que falam sobre a companhia, atuante nos segmentos: incorporação e construção imobiliária; produção e distribuição de bebidas; concessionária de veículos e comercialização de combustíveis.
- Prestes a completar seis décadas, Brasal é uma pioneira de Brasília
- Investimentos e fortalecimento dos sistemas de gestão fazem a diferença
- Apesar de crescimento lento, há luz no fim do túnel, diz acionista
“É um dia especial para a gente, porque é um resgate da memória da empresa. Estamos lançando um conteúdo registrado ao longo desses anos, desde o início de Brasília, em 1963, quando foi criada”, declara o vice-presidente Osório Adriano Neto.
O gestor destaca que a empresa vai além de Brasília, com sede em outros estados, como Tocantins, Goiás e Minas Gerais. “É importante falar que nossa trajetória não termina por aqui. Pelo contrário, cada dia é um começo. Estamos olhando sempre para o futuro, e muita coisa tem por vir e esperamos continuar com o sucesso e fazer ações por mais anos na cidade”, afirma.
"É um trabalho contínuo e colaborativo. Ao olhar nossa trajetória, vemos o quanto a Brasal sempre foi vanguarda, o que nos orgulha e nos mantém conectados com o futuro" comentou Laissa Alvim, gerente de marketing institucional, que conduziu o projeto.
Para elaboração do site Memória Brasal, a historiadora da Grifo Projetos Históricos e Editorais Lygia Rodrigues fez a consultoria para elaboração do acervo. “A gente tem uma metodologia para que a história continue sendo registrada e que possa dar conta de outras narrativas no futuro para que a gente não faça um trabalho restrito a um período”, diz.
Cada um dos cerca de 20 integrantes da empresa recebeu placas com foto e nome em homenagem à participação no Memória Oral, parte do site em que os funcionários ajudaram a detalhar o desenvolvimento da Brasal, passada de geração em geração. “É uma empresa familiar, que tem os seus ciclos ligados às gerações, que vão passando a ser gestoras ou acionistas”, contextualiza Lygia.
O diretor-executivo da Holding Brasal, Wendell Queiroz, avalia que o fundador da empresa, Osório Adriano, teve o espírito de crescer junto com a capital federal. "Empregamos cerca de 5 mil colaboradores diretos e mais 1 mil indiretos. A Brasal sempre acompanhou ativamente a evolução da cidade, participando das discussões de economia e dos planos de crescimento da cidade", complementa Wendell.
Com o lema Conhecer a história para construir o futuro, a coordenadora do projeto, Laissa Alvim, explica que a iniciativa foi desenvolvida por pessoas que têm experiência em reunir a memória empresarial.
"Foram dois anos de trabalho. A gente tinha muita vontade de preservar a história da fundação, construção da identidade e cultura corporativa. São muitos lugares que norteiam essa história de sucesso", explica Laissa.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br