O governador Ibaneis Rocha (MDB) não irá decretar ponto facultativo, na sexta-feira (1°/12), após o Dia do Evangélico, comemorado nesta quinta-feira (30/11). A informação foi confirmada pelo chefe do Executivo local ao Correio.
Existia uma expectativa de que o chefe do Executivo decretasse ponto facultativo e, assim, prolongar o feriado distrital por mais um dia. No entanto, Ibaneis rechaçou a possibilidade, por entender que ocorreram muitos feriados em novembro.
Apenas nesse mês, para servidores do governo do Distrito Federal, já ocorreu o ponto facultativo em celebração ao Dia da Consciência Negra, no dia 20.
Prepare-se: 2024 terá menos feriadões em dias úteis
Em 2024, os feriados serão reduzidos devido ao ano bissexto, que ocorre a cada quatro anos, e provoca uma extensão nos dias.
Funciona assim: o planeta Terra leva em média 365 dias e 6 horas para completar uma volta completa em torno do sol, movimento chamado de translação. E por causa dessas 6 horas excedentes, a cada quadriênio é necessário um ano com 366 dias. Com um dia a mais, os feriados que poderiam cair entre quinta e sexta, serão "jogados" para os sábados, como o 7 de setembro, o 12 de outubro e o 2 de novembro.
Veja a tabela dos feriados nacionais de 2024:
1 de janeiro de 2024 - Confraternização Universal: segunda-feira
12 e 13 de fevereiro - Carnaval : segunda e terça
29 de março - Paixão de Cristo: sexta-feira
21 de abril - Tiradentes: domingo
1 de maio - Dia do Trabalho quarta-feira
30 de maio - Corpus Christi: quinta-feira
7 de setembro - Independência do Brasil: sábado
12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida: sábado
2 de novembro - Finados: sábado
15 de novembro - Proclamação da República: sexta-feira
25 de dezembro - Natal: quarta-feira
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br