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Inauguração de uma nova penitenciária na Papuda está prevista para 2025

Ao CB.Poder, o secretário de Governo, José Humberto Pires falou, também, sobre a instalação do BRT Norte e a construção de uma saída da Estrutural pela Cidade do Automóvel. Serão investidos R$ 12 bi até o fim do mandato do governador Ibaneis

 27/11/2023. Cidades. CB.Poder entrevista José Humberto Pires, secretário de Governo. -  (crédito:  Kayo Magalhaes/CB)
27/11/2023. Cidades. CB.Poder entrevista José Humberto Pires, secretário de Governo. - (crédito: Kayo Magalhaes/CB)
postado em 27/11/2023 18:30 / atualizado em 28/11/2023 16:11

Prevista para abril do ano de 2025, a inauguração de uma nova penitenciária no Complexo da Papuda faz parte do conjunto de obras que, juntas, receberão mais de R$ 12 bilhões em recursos até o fim do atual governo Ibaneis Rocha (MDB). O investimento é projetado pelo secretário de Governo, José Humberto Pires, em entrevista aos jornalistas Adriana Bernardes e Arthur de Souza no programa CB.Poder desta segunda-feira (27/11), uma parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília.

Dentre as obras na área de mobilidade urbana, o secretário detalha o andamento dos projetos BRT Norte, que vai ligar o Plano Piloto e Planaltina por linhas de ônibus, e também a rota de fuga na Cidade do Automóvel, como rota alternativa para a Asa Norte. 

Segundo Pires, a penitenciária que será localizada no Bloco D do complexo visa reduzir a lotação das instalações. Projetos de ressocialização na Papuda também estão incluídos nas ações do governo, para garantir o bom convívio dentro da prisão. É o caso da criação de uma "colônia".

"É um projeto que está sendo feito para criar oficinas de trabalho. Nosso secretário Teles (secretário da Administração Penitenciária) tem trabalhado nesse sentido para melhorar a condição do preso de aprender alguma profissão lá dentro e ser ressocializado com mais facilidade”, explica Pires.

Na mobilidade urbana, R$ 1,5 bilhões foram absorvidos pelas obras do BRT Norte. “Nós a dividimos em três pedaços, porque é uma obra muito grande. Começa pela terceira faixa. Na sequência, vamos fazer todos os terminais que necessitam durante o percurso da obra. E aí vamos começar a cortar o Canteiro Central para sair aqui da Asa Norte até o Colorado. Depois do Colorado, até chegar em Planaltina. Esse é o nosso planejamento”, detalha. José Humberto elucida que a licitação está agendada para março, mas o resultado final só será visto nos próximos mandatos, depois de 2026.

Além disso, uma saída pela Cidade do Automóvel até a Asa Norte foi planejada pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER), com um investimento na ordem de R$ 28 milhões. “Ela sai da Cidade do Automóvel e passa atrás daquele galpão de reciclagem atrás da Rodoferroviária e liga na Asa Norte. É uma saída alternativa para as pessoas que vêm da Cidade Estrutural, da 26 de Setembro ou ainda da Cidade do Automóvel, que pode entrar direto na Asa Norte, sem passar por dentro da Estrutural”, sublinha.

 


Confira a entrevista completa:

 

*Estagiário sob supervisão de Patrick Selvatti

 

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