Agressão

Justiça aceita queixa-crime contra homem que ofendeu Zanin em aeroporto

O caso ocorreu enquanto Zanin, ainda advogado de Lula, escovava os dentes em um banheiro do Aeroporto de Brasília. O episódio aconteceu em 11 de janeiro

Cristiano Zanin hostilizado -  (crédito: Reprodução/ Twitter)
Cristiano Zanin hostilizado - (crédito: Reprodução/ Twitter)
postado em 20/11/2023 21:19

A 6ª Vara Criminal de Brasília, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), recebeu a queixa-crime apresentada por Cristiano Zanin, então advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contra Luiz Carlos Basseto Junior, acusado de hostilizar o atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em 11 de janeiro, dentro de um banheiro do Aeroporto Internacional de Brasília.

Na ocasião, o próprio Basseto divulgou o vídeo em que aparece ofendendo o então advogado de Lula, o chamando de "vagabundo" e "safado", enquanto o defensor escovava os dentes. Ele também ameaçou o advogado, que posteriormente se tornou ministro do STF. Veja o vídeo.

"Do meu ladinho aqui, como pode o cara se corromper tanto? Olha o corrupto aqui. Olha para a câmera, dá um 'tchau' safado. Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse. Não tem vergonha pelo seu país? Safado, como você anda na rua assim? Tinha que estar tomando um pau de todo mundo que andar pela rua", disparou.

Ao aceitar a queixa-crime, o juiz Nelson Ferreira Junior salientou que a própria Justiça designou várias audiências como forma de conciliação entre as partes, mas que o réu não se apresentou. “Analisando os autos, verifico que a peça acusatória qualifica o acusado, expõe os fatos criminosos com todas as suas circunstâncias, e contém a classificação jurídica da conduta, nos exatos termos do artigo 41, caput, do Código de Processo Penal”, escreveu o magistrado.

Com isso, ele responderá criminalmente o processo. A reportagem tenta contato com a defesa de Basseto.

O caso

Zanin foi xingado e ameaçado dentro do banheiro do aeroporto enquanto escovava os dentes. O vídeo circulou rapidamente nas redes sociais.

O então advogado de Lula havia acabado de desembarcar no Distrito Federal e estava escovando os dentes no banheiro do aeroporto quando foi abordado por um homem, vestido com uma camiseta de cor laranja, que começa a proferir ofensas contra o advogado. “Vagabundo. Em, vagabundo. Aqui, do meu ladinho, olha. Como pode um cara se corromper tanto assim ne?!”, disse o agressor.

Sem reagir às ofensas, Zanin termina de escovar os dentes, enxuga o rosto e o agressor continua filmando, colocando o celular bem próximo ao rosto do advogado. “Safado, olha aqui para a câmera. Dá um tchauzinho, Safado”, falou o homem. Em seguida, ele ameaça o advogado do presidente e diz que tem “vontade de meter a mão na orelha de um cara desse”.

“Safado, tem vergonha não? Vergonha pelo seu país. Safado. Tinha que tomar um pau de todo mundo”, continuou o homem. No final do vídeo, é possível ver quando Zanin sai do banheiro, acompanhado do agressor, e fala com um segurança do aeroporto.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->