A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lamentou, em nota, o acidente entre um ônibus e um trem no SIA nesta sexta-feira (17/11). A colisão deixou uma pessoa morta e cinco feridas. A agência prestou solidariedade aos familiares da vítima.
“Em uma análise prévia realizada com as imagens do acidente, é possível observar que o coletivo avançou a passagem em nível sem atentar para a sinalização do local e para os avisos de emergência emitidos pela composição ferroviária”, avaliou a agência, que alegou já ter acionado a concessionária para que sejam apuradas as responsabilidades do acidente.
A empresa de ônibus terá até 30 dias para apresentar o laudo à Agência e apontar as causas do ocorrido.
Em julho deste ano, a Agência alegou ter realizado inspeção técnica em todas as passagens em nível (PNs) de Brasília e promover ações educativas no local do acidente para orientar motoristas sobre os cuidados ao cruzar uma passagem.
“Como medidas de segurança, as passagens em nível contêm os elementos necessários para a sinalização e alerta aos pedestres e condutores. Além disso, na proximidade das passagens em nível, há procedimentos rigorosos em que o maquinista deve reduzir a velocidade, acender os faróis e acionar o sinal sonoro (buzina). Desse modo, é importante que o motorista esteja sempre atento à sinalização no local, obedecendo às orientações dos elementos de sinalização (placas, sinais sonoros, etc)”, concluiu a nota da instituição.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br