ACERVO ÚNICO

Correio estreia especial dedicado à memória de Brasília

Acervo do jornal, o mais completo conteúdo jornalístico sobre a cidade, ganhará destaque no especial digital com reportagens, vídeos e podcast

Correio estreia especial dedicado à memória de Brasília.  -  (crédito: Samuel Calado / CB)
Correio estreia especial dedicado à memória de Brasília. - (crédito: Samuel Calado / CB)
postado em 18/11/2023 06:00 / atualizado em 18/11/2023 14:24

O Correio Braziliense estreia hoje o especial Memória CB, uma homenagem do jornal a Brasília. Os fatos históricos que marcaram a capital federal agora têm espaço num ambiente digital do veículo que nasceu com a cidade. O conteúdo resgatado graças ao trabalho do Centro de Documentação (Cedoc) ficará disponível por meio de reportagens, vídeos e podcast.

“A história do Correio Braziliense se confunde com a de Brasília, e isso representa um orgulho para nós. Nada melhor que o jornal da capital, com um acervo exclusivo em textos, fotos e vídeos, para tornar esse conteúdo acessível e atrativo”, afirma o presidente do Correio, Guilherme Machado.

Uma das reportagens especiais selecionadas para abrir o projeto é sobre a Vila Amaury, cidade que foi inundada quando surgiu o Lago Paranoá. A matéria acompanha vídeo com imagens da vila submersa e conta como foi o processo para tornar real o lago artificial idealizado para a nova capital. Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) avaliam também a qualidade da água e falam sobre a importância da preservação.

Com o projeto, nasce também o podcast Memória CB, que revisitará histórias da cidade em produções de áudio disponíveis nos principais tocadores. A primeira temporada será sobre os crimes de Brasília e o episódio de estreia conta o caso de Galdino, indígena que morreu após ser incendiado por um grupo de jovens de classe alta da capital, em 1997.

O especial será o ambiente para relembrar reportagens históricas publicadas no jornal ao longo dos 63 anos de história. "A Redação se dedicou por mais de cinco meses à produção desse especial, com aulas, mentorias e pesquisas que culminaram no projeto que hoje estreia no Correio. Contar as histórias emblemáticas da cidade é uma missão que assumimos e que, agora reunidas em um só lugar, espero que possam contribuir para a memória de Brasília", avalia a editora do site, Mariana Niederauer, que ressalta ainda o trabalho das equipes do Cedoc e da tecnologia para a realização do projeto.

Capa do especial Memória CB
O especial é uma homenagem do Correio a Brasília, com reportagens, fotos e vídeos que contam a história da cidade (foto: Reprodução)

Origem

O Memória CB foi selecionado pelo programa Acelerando Negócios Digitais, uma parceria da Meta com o International Center for Journalists (ICFJ), entre milhares de candidatos inscritos em todo o país. Os veículos escolhidos foram convidados a apresentar seus projetos em eventos promovidos em cinco capitais durante este mês.

O objetivo da iniciativa é ajudar o ecossistema de mídia brasileira a aprender mais sobre como desenvolver veículos e projetos de mídia sustentáveis. A equipe do Correio passou por treinamento e contou com a mentoria do jornalista Julio Gomes Filho durante a produção, além de ser contemplada com uma bolsa oferecida pelos parceiros.

Ao todo, 1.534 profissionais de 473 organizações participaram do projeto, representando 254 cidades em 26 estados e o Distrito Federal.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->