Previsão do tempo

Tempo no DF hoje (17/11) será de calor e tempestades com granizo

Previsão de pancadas de chuva se estende para o final de semana. O calor, porém, não dá trégua. Máxima para esta sexta (17/11) será de 35ºC

A previsão do tempo é de calor, nebulosidade e chuvas isoladas -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
A previsão do tempo é de calor, nebulosidade e chuvas isoladas - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
postado em 17/11/2023 09:53

Enfim, as chuvas deram as caras nessa quinta-feira (16/11), com registro de 2,8 milímetros (mm) na estação meteorológica de Brazlândia. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que as tempestades isoladas se estendam até a próxima semana, com a redução gradativa das temperaturas. As precipitações, que devem ocorrer no fim da tarde e começo da noite, podem vir acompanhadas de rajadas de vento, trovoadas e queda de granizo.

No entanto, engana-se quem pensa que o calor deu trégua no quadradinho. Deise Moraes, meteorologista do Inmet, explica que essa variação entre chuvas e calor é típica da primavera e do verão. “À medida que a nebulosidade avança, observamos o tempo mais abafado, característica que favorece as precipitações”, disse.

Para esta sexta (17), a previsão é que os termômetros registrem máxima de 35ºC; a mínima foi de 18°C, na Estação Meteorológica de Águas Emendadas, em Planaltina. Já a umidade deve variar de 30% a 85%. Já no Plano Piloto, a temperatura mínima foi de 21°C e pode atingir máxima, também, de 35ºC. A umidade pode variar de 30% a 70%.

Alertas

Nesta semana, o DF registrou o recorde anual de temperatura máxima, 37,3 ºC, por três dias consecutivos, na quarta (15), na terça (14) e na segunda (13). Além disso, a região esteve sob alerta vermelho – quando há risco à saúde diante da temperatura, que fica 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias – até sexta-feira (17/11)

Por outro lado, o Inmet revelou que o quadradinho está em uma zona de perigo potencial para tempestades entre essa quinta-feira e sexta. Nesse contexto, o volume total de chuva pode chegar a 50 mm em 24 horas, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo.

Em vista das altas temperaturas, os cuidados com a saúde devem ser reforçados, a saber: manter boa hidratação; umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico; utilizar umidificador, baldes ou bacias com água para elevar a umidade do ar; reduzir as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia e dar preferência a refeições leves.

Já em caso de tempestades, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) recomenda que não se utilize equipamentos elétricos; evite tomar banho durante as pancadas de chuva; não se utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica; evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia; mantenha-se sempre calçado; e, antes da tempestade, desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas

Os cuidados com as tempestades também devem ser reforçados quantos e estiver na rua. Dessa forma, em caso de raios, procure abrigo; não se exponha à chuva; não se abrigue embaixo de árvores; evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica; e mantenha-se no interior do carro, local isolado e seguro.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->