Os alertas vermelho, para a onda de calor, e amarelo para risco de tempestades, permanecem para este final de semana no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as previsões para o sábado se assemelham com as de domingo. A mínima deve ficar na casa dos 18ºC, enquanto as máximas vão variar de 33ºC a 36ºC, a depender da localização. O sol vai aparecer entre nuvens, com chance de pancadas de chuva isoladas com trovoadas. Muito embora haja possibilidade de chuva no período, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%, o que já configura estado de atenção.
Saiba Mais
Calor
Nesta semana, o Distrito Federal registrou as temperaturas mais elevadas já registradas para o mês de novembro. Na terça-feira (14/11) e na quarta-feira (15/11), os termômetros chegaram aos 37.3ºC, 10 graus acima da média histórica para o mês, que é de 27ºC.
Ontem, a temperatura mais alta do dia foi registrada na Estação Meteorológica de Águas Emendadas, em Planaltina, de 36.3ºC. Já na estação de Brazlândia, o calor foi menos intenso, com máxima de 32.5ºC. Plano Piloto, Gama e Paranoá tiveram máximas na casa dos 34ºC.
Apesar dos diversos registros de chuva ao longo da tarde de ontem, a única estação que registrou acumulado até as 18h de ontem foi a de Brazlândia, com 1,4 mm. Leitores do Correio enviaram fotos e vídeos de chuvas na Esplanada dos Ministérios e em Ceilândia.
O Inmet ainda revelou que o Distrito Federal está em uma zona de perigo potencial para tempestades até hoje. O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros em 24 horas, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo.
Cuidados a serem tomados
O Inmet deu detalhes também de precauções que podem ser tomadas pela população em caso de tempestades:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Saiba Mais