Cultura afro

Tour temático aborda história negra em pontos turísticos de Brasília

O Tour Brasília Negra, acontece neste sábado (18/11), a partir das 9h30. As vagas são limitadas. O passeio irá passar por oito pontos turísticos de Brasília, O evento é pago e aberto para todos os públicos.

O ponto de encontro é na Praça Zumbi dos Palmares, no Conic -  (crédito: Créditos: Agência Brasília)
O ponto de encontro é na Praça Zumbi dos Palmares, no Conic - (crédito: Créditos: Agência Brasília)
Hítalo Silva*
postado em 17/11/2023 06:05

A Secretaria de Turismo do DF, em conjunto com a agência Me Leva Cerrado, promovem o Tour Brasília Negra, neste sábado (18/11), com programação a partir das 9h30. O ponto de encontro será na Praça Zumbi de Palmares, no Conic. O passeio será guiado e passará por oito pontos turísticos de Brasília, abordando tópicos como personalidades negras, religiões afro-brasileiras, culturas e histórias de figuras negras da capital. As vagas são limitadas e quem tiver interesse os ingressos custam R$ 120 por pessoa. O valor inclui transporte, guia e água no veículo. Os ingressos devem ser adquiridos pela plataforma do Sympla. As inscrições vão ficar abertas até hoje ou até acabarem as vagas. O evento é aberto para todos os públicos.

Um dos objetivos do tour também é desempenhar um papel na luta antirracista, conscientizando a população sobre a participação negra na história da cidade. Cristiano Araújo, secretário do Turismo fala da importância deste evento na capital " Brasília é uma cidade rica em cultura e tradição. A história da cultura negra está enraizada em Brasília desde a criação da capital. Este tour é uma oportunidade de celebração e valorização, por meio do turismo, no Dia da Consciência Negra, e a Setur apoia ações e projetos que engrandecem e resgatam a história da cidade" disse o secretário.

O início do projeto

O tour Brasília Negra foi feito pela primeira vez em novembro de 2022, e a guia Bianca Daya, idealizadora do projeto, fala como começou o projeto e a importância do tema: "Quando eu visitava um ponto turístico, sempre perguntava qual era a história negra daquele lugar e as pessoas não sabiam me dizer. Comecei a pensar 'será que Brasília não tem uma história negra?' E o projeto foi criado a partir daí", lembra. O tour conta com uma dinâmica diferente dos demais passeios turísticos. "O passeio aborda o racismo, mostrando como a população negra atuou e atua em outros espaços que não nas obras ou construção de prédios. As pessoas passam a enxergar um outro lado da história que não foi contato", explica a guia. A duração é de quatro horas e o transporte é feito por van ou ônibus, dependendo da quantidade de participantes, que varia de 15 a 17 pessoas.

*Estagiário sob supervisão de Márcia Machado

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->