Apesar do alerta vermelho de grande perigo para a onda de calor, o Distrito Federal tem chances de pancadas de chuva isoladas a partir de quarta-feira (15/11). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que não descarta o forte calor e baixa umidade ao longo da semana. “Ainda teremos um tempo abafado”, assegura o meteorologista Heráclio Alves.
- Onda de calor no DF: quem fica exposto ao Sol deve redobrar cuidados
- Brazlândia registra mínima de 18,8ºC, calor acima da média para o DF
- DF registra novo recorde de baixa umidade relativa do ar: 10%
O especialista explica que o calor deve intensificar a nebulosidade, o que aumenta a umidade. “A qualquer aumento da umidade, aumentam as chances de chuva”, diz.
Para esta segunda-feira (13/11), o DF pode atingir temperatura máxima de 36ºC, com umidade relativa do ar entre 90% e 15%. Segundo o Inmet, a temperatura mínima registrada foi de 15ºC, em Águas Emendadas, estação meteorológica de Planaltina, e de 18ºC no Plano Piloto.
Nesse domingo, Heráclio conta que o DF atingiu 35,4ºC em alguns pontos, o que pode ser superado nesta segunda-feira. "Hoje vai ser mais um dia quente e seco, com vento fraco a moderado e predomínio de céu com poucas nuvens, mas ainda sem chuva”, afirma o especialista.
Alerta vermelho mantido
Devido à onda de calor acompanhada de altas temperaturas e tempo seco, o DF entrou em alerta vermelho de grande perigo, na última sexta-feira (10/11), por causa da onda de calor e baixa umidade. O comunicado do Inmet se estende até as 23h59 da próxima quarta-feira (15/11), mesmo diante das chances de pancadas de chuva, principalmente a partir da tarde.
O Instituto Nacional de Meteorologia diz que há risco à saúde diante da temperatura, que fica 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias. O alerta vermelho atinge outros estados do Centro-Oeste, como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O noroeste de São Paulo também está sob aviso.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br