O Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IGH-DF) lança, neste domingo (12/11), uma placa simbólica do marco zero de Brasília. A solenidade ocorre no Buraco do Tatu, no Eixão Sul, até as 14h. O ato conta com a realização de um concurso para escolher uma instalação artística que dará visibilidade a pista subterrânea que liga a Asa Sul à Asa Norte.
No início da capital, havia uma placa de metal instalada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na pista subterrânea conhecida como Buraco do Tatu. Essa instalação do IBGE simbolizava o ponto de encontro dos dois eixos traçados por Lucio Costa no plano urbanístico da cidade. No entanto, essa placa se perdeu com o tempo.
Neste domingo, representantes das Secretarias de Cultura e de Turismo do DF, do Instituto dos Arquitetos de Brasília e de instituições de ensino estarão presentes para lançar o novo marco zero simbólico de Brasília. A ideia é a de que a placa não seja apenas afixada, mas represente uma instalação de livre criação artística que simbolize “o gesto primário de quem assinala um lugar e dele toma posse”, como projetou Lucio Costa.
"Daqui saíram os Eixos Monumental e Rodoviário. Havia um marco, mas em algum momento da história se perdeu. E vale lembrar que um povo sem memória é um povo sem história", destaca Hugo Studart, secretário-geral do Instituto Historico e Geografico do DF.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br