Uma programação especial em alusão ao Novembro Roxo vai passar pelos Hospitais da rede pública do Distrito Federal. O mês é voltado à conscientização e à prevenção da prematuridade. Nesta edição, a campanha tem como tema “Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”. O Dia Mundial da Prematuridade é 17 de novembro e tem como objetivo voltar o olhar da sociedade para o tema.
A programação especial inclui palestras, cafés da manhã, ensaios fotográficos e rodas de conversas. Nesta terça-feira (7/11), o Hospital Regional de Sobradinho (HRS) iniciará as ações logo no início do dia, às 8 horas, com uma espécie de camarim, um espaço dedicado às mães. Em seguida, às 13 horas, haverá o ensaio fotográfico “Lute como um prematuro”. Os bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin) usarão fantasias de lutadores de boxe nas cores roxas remetendo à campanha.
O hospital de Sobradinho seguirá com programação especial durante todo o mês de novembro. Na quarta-feira (8/11), será oeferida, apenas para profissionais do HRS, palestra sobre a importância do prematuro ter um contato pele a pele. A programação segue com um bingo para as mães de prematuros, na quinta-feira (9/11), uma oficina de artesanato, e uma sessão solene no Dia Mundial da Prematuridade (17/11). Por fim, em 24 de novembro, as mães poderão compartilhar as experiências frente à prematuridade em uma roda de conversa.
Em 8 de novembro, o Hospital da Região Leste (HRL) levará musicoterapia aos recém-nascidos, com o projeto Música nas Incubadoras. Às 10 horas de 21 de novembro, o local promoverá também um painel sobre o Novembro Roxo, o papel da equipe multidisciplinar e relatos de mães de prematuros. O encontro, com café da manhã, será em frente a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Unic).
O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) oferecerá, em 14 de novembro, a partir das 8h, sessão de cinema, rodas de conversa e distribuição de kits na Ucin Canguru. Em 16 de novembro, às 10 horas, a unidade terá um ensaio fotográfico para mães e bebês prematuros.
No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) o cronograma será voltado às mães e recém-nascidos atendidos da Utin, na Ucin e na maternidade do local, além de profissionais da equipe multidisciplinar. Com abertura às 8 horas e encerramento às 17 horas do dia 17, a unidade prepara extensa programação, com palestras sobre parto prematuro, causas e prevenção; desenvolvimento motor e respiratório; promoção do aleitamento materno; e aspectos psicológicos da prematuridade.
Cronogramas de ações do Novembro Roxo no DF
Hospital Regional de Sobradinho (HRS)
07/11 - 8h - Camarim para mães
13h - Ensaio fotográfico Lute como um prematuro
08/11 - 16h - Importância do contato pele a pele (somente para os profissionais)
09/11 - 14h - Bingo com as mães
14/11 - 15h - Oficina de artesanato
17/11 - 15h - Sessão solene com a direção, servidores e mães
24/11 - 9h30 - Conversa de mãe para mãe
Hospital da Região Leste (HRL)
08/11 - Projeto Música nas Incubadoras
21/11 - 10h - Café da manhã com painel sobre o Novembro Roxo, o papel da equipe multidisciplinar e relatos de mães de prematuros
Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib)
14/11 - 8h - Sessão de cinema, rodas de conversa e distribuição de kits na Ucin Canguru
16/11 - Ensaio fotográfico para mães e bebês prematuros
Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)
17/11 - 8h30 - Abertura
9h - Parto prematuro, causas e como prevenir
9h40 - Coffee Break
10h - Medidas neuroprotetoras, ambiência
10h40 - Manuseio Mínimo
11h20 - Medicamentos mais usados na prematuridade
12h às 13h30 - Almoço
13h40 - Aspectos do desenvolvimento motor e respiratório
14h20 - Pele a pele e a promoção do aleitamento materno
15h - Atuação fonoaudiológica em prematuros
15h40 - Cuidados paliativos neonatais
16h20 - Quando o bebe chega antes: aspectos psicológicos da prematuridade
17h - Encerramento
*Com informações da Secretaria de Saúde
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br