O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Wellington Luiz, divulgou que o governador do DF, Ibaneis Rocha, se comprometeu a nomear os aprovados no último concurso da Polícia Civil.
A informação foi publicada no Diário da Câmara Legislativa desta segunda-feira (30/10), que comunica as decisões tomadas na 93ª Sessão Ordinária da CLDF, realizada em 24 de outubro.
Segundo o documento, o governador nomeará 300 aprovados na PCDF, sendo 200 agentes e 100 escrivães. Também serão chamados 100 candidatos da Polícia Penal.
- Concurso da PCDF: aprovados fazem manifestação em frente ao Buriti
- Aprovados no concurso da Polícia Civil do DF cobram por nomeações
Na última semana, os aprovados fizeram uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti com o objetivo de pressionar o GDF a nomear 900 dos 1.950 aprovados no concurso de 2019.
O Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), que também participou do ato, alertou para o déficit de policiais civis nos quadros da corporação, que atualmente se aproxima de 62%. Além disso, a categoria pediu por melhorias na carreira.
O Correio entrou em contato com a assessoria do Buriti e até o momento não teve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.
Sobre os concursos
A PCDF publicou edital para a seleção de agentes em junho de 2020. Ao todo, o certame ofertou 1,8 mil vagas, sendo 600 imediatas e 1,2 mil para formação de cadastro de reserva. Os ganhos da carreira são de R$ 8.698,78 para 40 horas de trabalho semanal.
Já o concurso de escrivão da PCDF foi realizado em 2019 e ofertou 300 oportunidades efetivas para a carreira. Os aprovados e nomeados na seleção receberão o salário inicial de R$ 8.698,78, para a carga horária de 40h semanais de trabalho.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br