Após dias de calor no Distrito Federal, pode chover a qualquer momento ao longo desta quarta-feira (25/10). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que espera pancadas de chuva isoladas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
- Tempo: DF terá máxima de 32°C e chances de chuva à tarde
- Vídeo: homem fica submerso com água na altura do peito após chuva no DF
- Tempo: DF terá sexta-feira com máxima de 35ºC e poucas chances de chuva
Segundo o meteorologista do Inmet Cleber Souza, a mudança no tempo se deve ao deslocamento de uma frente fria vinda da região Sul e que avança pelo continente Sul-Americano. “O ciclone extratropical, que está em alto mar no Oceano Pacífico, é o que faz a frente fria avançar pelo país. É como se fosse um motor que faz o deslocamento”, explica.
Os brasilienses perceberam a alteração no tempo logo cedo nesta quarta-feira, a qual a umidade deve ficar de 90% a 35%. A temperatura mínima registrada foi de 19ºC, em Águas Emendadas, estação meteorológica de Planaltina. No Plano Piloto, os termômetros marcaram 20ºC.
Cleber acrescenta que formou-se um canal de umidade entre a região Norte, Centro-Oeste e Sudoeste, que causou esse tempo mais úmido pela manhã. Mas ele pondera que o dia pode ficar abafado a partir da tarde com aumento das temperaturas, podendo chegar a 32ºC no DF e 30ºC no Plano Piloto.
De acordo com o especialista, o aquecimento diurno e aumento da nebulosidade podem resultar em pancadas de chuva e trovoadas isoladas a partir da tarde. “É o início da estação chuvosa e começa a se estabelecer um pouco mais. Mas as chuvas entre hoje e sexta-feira serão volumosas. No fim de semana, as temperaturas voltam a subir”, finaliza o meteorologista.
Saiba Mais
-
Cidades DF Acidente na BR-070: um dos feridos recebe alta do Hospital de Ceilândia
-
Cidades DF Rodovia da morte: obras de duplicação da BR-080 devem iniciar em novembro
-
Cidades DF Izalci anuncia pré-candidatura a governador do Distrito Federal
-
Cidades DF Moraes rejeita liberdade a advogado que atropelou servidora no Lago Sul