Um projeto realizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) levará seis mil alunos de escolas públicas ao cinema com ingresso e pipoca gratuitos, entre os dias 9 e 30 de novembro deste ano, para assistir filmes brasileiros. A ação foi viabilizada com recursos da associação e por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Chico Vigilante (PT). Os filmes serão exibidos no Cine Cultura Liberty Mall em sessões nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Os alunos do ensino fundamental, da faixa de 04 a 06 anos, poderão assistir ao filme “Meu Amigãozão”, de Andrés Lieban, que traz a história de Yuri, Lili e Matt que se preparam para um dia de colônia de férias muito especial, mas seus sonhos vão por água abaixo quando descobrem que os pais mudaram os planos e agora vão juntos para uma mesma colônia de férias, com várias crianças que eles nunca viram. As cores vivas e as aventuras dos personagens encantam a plateia infantil.
Para os que têm de 07 a 09 anos está programado o filme “Brichos 3”, de Paulo Munhoz, que conta a história de um grupo de amigos que juntam forças para salvar os moradores da Vila dos Brichos que foi atacada por um vírus que deixa seus habitantes em estado de coma. Paulo Munhoz escreveu o roteiro deste filme e na hora de produzir o longa-metragem, toda a equipe foi surpreendida pela Covid-19.
Na faixa de 10 a 13 anos a galera poderá curtir “Turma da Mônica – Lições”, filme de aventura brasileiro de 2021 produzido pela Biônica Filmes, em coprodução com Maurício de Sousa, Paramount Pictures, Paris Entretenimento e Globo Filmes. Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão se esquecem de fazer o dever de casa e fogem da escola. Mas nem tudo sai como o esperado, e Mônica é transferida para outra escola, desencadeando a separação do grupo. A partir dessa ruptura, eles são forçados a encontrarem novos amigos e enfrentarem seus próprios medos e inseguranças. A turma terá então que encarar as consequências de suas decisões, amadurecer e descobrir o real valor e sentido da palavra amizade.
Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar do projeto. Para eles, os que têm idade acima 14 anos, foi selecionado “O Pastor e o Guerrilheiro”, filme brasileiro de 2023, dirigido por José Eduardo Belmonte e escrito pelo próprio diretor em parceria com José Rezende Jr, Nilson Rodrigues e Josefina Trotta. Estrelado por Johnny Massaro, César Mello e Julia Dalavia, o filme conta a história de uma filha ilegítima de um coronel que descobre que seu pai foi torturador durante a ditadura militar no Brasil e busca conhecer sua história.
As escolas interessadas em participar e levar seus alunos ao cinema, poderão acessar o site www.aacic.com.br, o Instagram: @amigoscult e Facebook: Associação Amigos do Cinema e da Cultura, ou obter mais informações enviando uma mensagem para o e-mail para aescolanocinema.contato@gmail.com.