Neste domingo (15), na 16ª parada LGBTQIAPN+ de Taguatinga, os participantes terão acesso a alguns serviços de saúde. A partir das 14h, A Secretaria de Saúde (SES-DF), vai disponibilizar na Praça do Relógio, ponto de partida do evento, um estande com orientações de educação de saúde e oferta gratuita de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e vacina contra covid-19, influenza, hepatite, febre amarela, antitetânica e tríplice viral, além de preservativos.
- Carro com mais de R$ 10 mil em dividas é apreendido após fuga
- Duas pessoas ficam feridas no SIA após cairem de motocicleta
- Duas mulheres escapam de serem assassinadas no Gama e em Samambaia
A rede pública do Distrito Federal, também conta com um Ambulatório de Assistência Especializada às Pessoas Trans e Travestis (Ambulatório Trans), junto a equipe multidisciplinar. Localizado no Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin), na Asa Sul.
Segundo a gerente de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais (Gaspvp) e representante da SES-DF. Esse foi o ano em que eles criaram o alicerce para tirar muitas ações do papel. “Avançamos muito, por exemplo, na discussão sobre o Caderno de Atenção à Saúde da População LGBTQIA+ na Atenção Primária à Saúde, documento que embasará todo o processo de execução e capacitação das equipes neste nível de cuidado”. Explica a gerente.
A parada tem como objetivo dar visibilidade à população LGBTQIAP+ de Taguatinga e de todo o DF. Reforçando o poder e a luta por mais inclusão, igualdade de direitos e respeito.
*Por Luis Fellype Rodrigues, com informações da SES-DF