A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) será palco da 18ª edição do Desfile Beleza Negra (DBN), um dos eventos mais aguardados no calendário cultural de Brasília. O evento, idealizado por Dai Schmidt, produtora de moda e psicóloga, é aberto ao público e ocorre em 24 de novembro às 19h. O projeto tem como intuito promover a inclusão de negros e negras no mercado da moda, em luta contra o racismo e contra tabus relacionados aos diferentes biotipos corporais.
Reconhecido por seu compromisso com a promoção da diversidade e representatividade, a 18ª edição do DBN terá novidades. Neste ano, o ator Jorge Guerreiro será apresentado como o novo diretor da marca, além da locação histórica, a Câmara Legislativa do DF.
“Este local simboliza a celebração da cultura afro-brasileira e a contribuição da comunidade negra para a sociedade, demonstrando o reconhecimento dessa herança no coração da política nacional”, pontua Dai.
- 15ª edição do Projeto Beleza Negra ocorre neste sábado na Estrutural
- Diversidade no mundo da moda: consultoria de imagem para todos os corpos
- Modelos brasilienses buscam apoio para participar de desfile inclusivo
- Biotipo não é tendência: porque a magreza extrema não pode voltar a ser "moda"
Para a 18ª edição, 30 modelos entre homens e mulheres sobem na passarela desfilando peças da Estilo África. Além dos desfiles tradicionais, o evento não se limitará a celebrar a beleza negra, mas também abrirá discussões sobre representatividade e inclusão, abordando questões contemporâneas. Segundo os organizadores do projeto, o público pode aguardar um espetáculo de moda e cultura que honra as raízes africanas e celebra a diversidade com grande estilo.
Histórico
O primeiro DBN ocorreu em 17 de agosto de 2012, como um contraponto ao Capital Fashion Week, ao racismo estrutural e aos padrões excludentes da indústria da moda. “O nosso objetivo tem sido promover a igualdade racial nas passarelas e na sociedade, influenciando a indústria a adotar uma representatividade mais ampla. Queremos um mundo melhor, sem barreiras, onde a beleza é relativa e diversa, não definida por tradições eurocêntricas. Este projeto é motivado pelo desejo de mudança e pela busca por oportunidades iguais para todos”, conta a produtora de moda sobre como surgiu o projeto.
Neste ano, o evento conta com o apoio da Deputada Distrital Dra. Jane Klebia, uma defensora de longa data dos direitos e da igualdade da comunidade negra. “Este evento transcende as passarelas e se torna uma afirmação poderosa da identidade afro-brasileira, inspirando a sociedade a promover a igualdade racial em todos os aspectos da vida”, conclui Dai.
Serviço
18ª edição do Desfile Beleza Negra
Câmara legislativa de Brasília
24 de novembro, às 19h
Entrada franca