Os moradores do Distrito Federal que saírem de casa para curtir esta sexta-feira (13/10) vão enfrentar um dia muito quente e abafado. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de temperatura máxima de 35°C, bem longe da mínima de 19ºC registrada no início da manhã. Além disso, o dia terá nebulosidade variando com possibilidade de chuvas isoladas no período da tarde.
Meteorologista do Inmet, Andrea Ramos destaca que a tendência do tempo é de pouca mudança em relação à quinta-feira (12/10) quando os termômetros marcaram 34,9°C no DF. "Segue um dia quente e abafado. Terá uma nebulosidade variando com ventos de fraco a moderado em alguns momentos. É o padrão dessa primavera com muito calor", comenta a especialista.
Ainda segundo Andrea, o calor parece mais intenso do que realmente é registrado nas estações meteorológicas. "Dá essa sensação de dia mais abafado e mais quente por conta da nebulosidade que aumenta a sensação térmica, que é essa sentida na pele mesmo", ressalta a meteorologista.
De acordo com a meteorologista do Inmet Dayse Moraes, as pessoas devem ter cuidados redobrados com a saúde. Com a exposição ao forte calor, ela sugere o uso do protetor solar, pois o dia deve ter vento de fraco a moderado. “Tem que se hidratar bastante e seguir aquelas orientações de passar protetor solar e não fazer exercícios físicos em horários quentes, das 10h às 15h”, orienta.
Com umidade relativa do ar entre 90% e 25%, Dayse pondera que é possível ter chuvas, mas que não devem ser intensas. “Não se descarta chuva em relação às temperaturas elevadas. Ela pode cair principalmente entre a tarde e à noite”, assegura a meteorologista.
“O tempo deve seguir assim, bastante quente, entre sábado e domingo”, finaliza a especialista.
Cuidados
A Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para o período de seca. Confira:
- Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos;
- Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico;
- Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento;
- Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa;
- Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas;
- Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias;
- Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia;
- Dar preferência a refeições leves; e
- Usar roupas leves, chapéu ou boné.