saúde

GDF apresentou tecnologia de plantas medicinais na Argentina

Projeto da Rede dos Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (Hambs) foi apresentado no 37° Encontro Latino Americano e virou referência em UBS’s de Brasília .

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde do DF (SES), participou do 37° Encontro Latino Americano de Agricultura Biodinâmica, em San Miguel, na Argentina. O encontro contou com mais de 200 participantes de toda a América Latina. O trabalho Rede dos Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (Hambs) foi apresentado durante o encontro. O projeto, especializado em plantas medicinais e exemplo de sustentabilidade na produção e conservação das plantas medicinais nativas, aproxima a população dos serviços de saúde.

Marcos Trajano, referência técnica em fitoterapia (tratamento de plantas para doenças), apresentou o projeto e fez a avaliação do horto. “Nossa tecnologia inovadora, que envolve a saúde com a educação, agricultura e meio ambiente, foi absolutamente um sucesso. Isso significa que nosso trabalho está sendo reconhecido tanto nacionalmente quanto internacionalmente", explicou.

O modelo já está sendo usado em UBS’s (Unidade Básica de Saúde) como as do Lago Norte, do Itapoã, da  Asa Sul, de Santa Maria, além de estar na Casa de Parto de São Sebastião, na Sede da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) e no Centro de Referências em Práticas Integrativas (Cerpis).

O projeto também será apresentado no Congresso Brasileiro de Agroecologia, em novembro, no Rio de Janeiro. Marcos acrescenta ainda que a participação no encontro promove a atuação da Secretaria de Saúde do DF (SES), fortalecendo o governo do GDF e aproximando o projeto de parcerias privadas. Ele ainda reforça que ações como essa coloca em prática a autorresponsabilização com a saúde e sustentabilidade na execução de serviços públicos na área.

 

O que é o Hambs?

Os hortos são espaços onde são cultivadas plantas medicinais e outros tipos de plantas. O trabalho  é feito de forma comunitária e tem como base a agricultura biodinâmica, que tem como objetivo tratar a saúde de forma integrada.

*Texto de Hítalo Silva

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

 

Mais Lidas