Aperfeiçoamento

Alunas brasileiras da rede pública na linha de frente pela inclusão

Oitenta alunas do ensino médio do Brasil são capacitadas por programa da Embaixada dos EUA para criar soluções para problemas de acessibilidade e inclusão

Alunas do ensino médio da rede pública de todo o país foram selecionadas para o programa Power4Girls, uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos (EUA), que conta com a implementação do Instituto Gloria e apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A ideia do programa é estimular e empoderar meninas a partir de 16 anos por meio da criatividade e inovação ao empreendedorismo para encontrar soluções criativas sobre problemas relacionados à acessibilidade e à inclusão. Oitenta alunas do ensino médio da rede pública do Brasil foram selecionadas para participar, entre abril e setembro deste ano, do Power4Girls — Empower to Lead.

Aprimoramento

Durante cinco meses, as estudantes aprimoraram práticas de liderança, empoderamento e empreendedorismo feminino. As selecionadas criaram projetos que deverão solucionar questões na área de falta de acessibilidade. Para o porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Luke Ortega, a iniciativa visa qualificar estudantes femininas de várias partes do Brasil no desenvolvimento de projetos voltados à acessibilidade.

"Estamos extremamente orgulhosos em patrocinar o programa neste ano. O trabalho engloba todos os institutos federais do Brasil, que têm como base valores vinculados ao empreendedorismo. Foram cinco meses de construção. Sem dúvida, a proposta causa impacto pela grandiosidade e importância. É também uma oportunidade para estreitarmos laços entre o Brasil e os Estados Unidos. É importante essa representação dos institutos brasileiros, além de ser uma oportunidade para jovens mulheres se destacarem na educação do país", ressalta.

Segundo ele, foram apresentados 300 projetos desde o início do campeonato, sendo que apenas 20 foram selecionados para a final. Os grupos foram divididos em equipes de quatro alunas, com um orientador e um mentor, formando seis pessoas no total, para cada projeto. Nesse período, as estudantes participaram de oficinas, palestras, webinares, atividades interativas on-line e se aprofundaram em temas sobre liderança, empoderamento e empreendedorismo feminino por meio da criatividade e inovação, bem como desenvolvimento e gestão.

Os projetos finalistas foram selecionados pelo Comitê de seleção do Power4Girls, responsável pela avaliação das melhores ideias. O encerramento do programa foi em Brasília, onde as participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, receber os certificados de participação e fazer um pitch final em uma feira de inovação. Os três melhores projetos foram premiados.

Inspiração

Lanna Rebeca Câmara Noronha, 16 anos, estudante de agronomia, é uma das responsáveis pelo protótipo Inclusão100Limites, que consiste numa cadeira com rodas carroçáveis, cujo objetivo é a inclusão de uma pessoa cadeirante ou com mobilidade reduzida, a zonas rurais de difícil acesso. O projeto foi desenvolvido por ela e pelas colegas Ana Beatriz Alves de Almeida, 16, do mesmo curso, e Ana Luiza Targino Bandeira, 17, e Maria Júlia Silveira Sena de Moura, 17, alunas do curso de química. As quatro estudam no Instituto Federal do Rio Grande do Norte — Campus Apodi (IFRN).

Lanna Rebeca conta que a ideia surgiu a partir da falta de acessibilidade na própria escola. A estudante viu uma colega que é cadeirante desistir do curso de agronomia porque não conseguia se locomover no campus da fazenda onde o curso é ministrado. "Esse problema interno da nossa escola tirou uma colega do curso, que precisou pedir transferência para outra modalidade. Ela foi a inspiração que tivemos para criar o protótipo. Nosso propósito é mostrar para esse público que também pode ter acesso a qualquer lugar, principalmente nas zonas rurais, locais onde há maior dificuldade", destaca.

Esteiras carroçais

Ana Beatriz de Almeida reforça que foi a partir disso que o grupo pensou, também, nas esteiras carroçais."Eu sinto orgulho em falar especificamente dessa parte, porque é exatamente esse modelo, que costumamos dizer que se parece com um tanque de guerra, que vai proporcionar ao agricultor cadeirante o acesso às áreas das zonas rurais e permitir a inclusão dele nestes locais", ressalta.

As alunas do IFRN foram orientadas pelos professores Andreia Santos e Eric Queiroz durante todo o processo de desenvolvimento do protótipo. "Participar do projeto desde que era apenas uma ideia embrionária, acompanhar o desenvolvimento na comunicação de cada uma das meninas e chegar à final é realmente gratificante para nós. Não basta só ganhar. Participar e estar aqui mostra o quanto estão preparadas, confiantes e o diferencial de cada uma delas", enfatiza Andreia.

Óculos diferentes

Estudante do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Campo Grande (IFMS - CG) Amanda Vitória Pessoa Nantes dos Santos, 16, desenvolveu ao lado das colegas Ana Luiza Guerra de Oliveira 17, Cattarina Suarez Gobbo 16, Eduarda Gimenez Silveira 16, todas estudantes de mecânica, o projeto Specula, que é a confecção de um óculos com sistema similar a uma máscara de solda, para pessoas que possuem Epilepsia Fotossensível e dificuldade de ir ao cinema ou qualquer outro lugar (onde as luzes desencadeiam ataques epilépticos, tonturas e mal-estar).

"Nossa ideia é proporcionar a estas pessoas acesso a momentos de lazer de forma normal. Os óculos vão permitir além do cinema, que elas participem de shows ou qualquer outro tipo de evento que tenha luz alta, até mesmo no trânsito, sem que ela se sintam mal. Queremos sugerir que os estabelecimentos, ao oferecerem eventos, já incluam os óculos no pacote, para serem usados na ocasião", frisa. As alunas do IFMS - CG contaram com a orientação e mentoria dos professores Marcos Vinicius de Oliveira Teixeira e Célio Pinheiro Gianelli.

 

 

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Projetos

Planetárias - Desenvolvimento de próteses mais acessíveis e personalizadas para atender às necessidades específicas de pessoas com deficiências utilizando impressoras 3D e materiais reciclados, como filamentos produzidos de garrafas PET.

O Midswitch - Resolução em formato de Roleplay Game (RPG), gênero que possibilita a representação de um personagem pelo usuário, criando, assim, um exercício empático. O jogo é composto por dois estágios, sendo o primeiro constituído por situações nas quais os jogadores assumiram as dificuldades de pessoas neuroatípicas ou com deficiência física, e o segundo formado a partir dos conhecimentos obtidos na primeira fase, trazendo, dessa forma, a projeção de suas experiências, estimulando a imaginação para a solução de problemas no contexto real de PCD's.

Escuta as Mina - Projeção o aplicativo BusBlind que através de GPS sinalizará sonoramente quando o ônibus desejado estiver perto da parada, ao passo que guiará o passageiro informando local atual, tempo e distância até o destino escolhido. Trata-se de uma iniciativa de baixo custo que utilizará o comando de voz, incluído também no "Sinal Virtual", onde o passageiro solicitará a parada do ônibus, alertando o motorista; exibindo a proximidade dos ônibus e localidade dos pontos no município com precisão.

Inclusão100Limites - Produção de um protótipo de uma cadeira com rodas carroçável que visa a inclusão de alunos de cursos técnicos de agropecuária e de profissionais da área – de qualquer outra atividade prática, cadeirante ou com mobilidade reduzida, a zonas rurais de difícil acesso ou intransitabilidade.

Garotasarretadas2023 - Incluina@mesa é um aplicativo que visa classificar os restaurantes da Região Metropolitana de Fortaleza de acordo com diversos critérios de acessibilidade. O aplicativo incluirá um ranqueamento dos restaurantes, cardápio adaptado e opções de reserva atendendo a necessidades específicas.

Vitrine Digital - Criação de uma plataforma digital para reunir em único local os serviços e produtos de empreendedores neuro-diversos e com deficiências cognitivas, assim ajudando pessoas que precisam de maior visibilidade no mercado e representam as minorias sociais, como negros, indígenas, pessoas transexuais, imigrantes, homossexuais, idosos e moradores de periferia.

PaceFree - Com uso da “Internet das coisas”, o “PaceFree” será conectado aos semáforos por sensores que alertam com sons e descrições a proximidade em relação ao semáforo e o seu estado (verde, amarelo ou vermelho). O app também permitirá a ativação automática da reprogramação das botoeiras de pedestres.

UniBeauty - Projeção de um aparelho mecanizado que simula os movimentos de uma automaquiagem possibilitando a utilização de “base”, “rímel” e “blush” para que pessoas com mobilidades reduzidas podem se maquiar de forma autônoma

BigSave - Criação de um dispositivo físico que poderá acompanhar PNE o tempo todo, como uma joia ou um colar, e teria funções que ajudariam familiares e/ou amigos no monitoramento à distância, através de um aplicativo para celulares desenvolvido em Java Script

Chromestesia: Sentindo as cores - Maquete interativa que oferece a PNE recursos para uma melhor compreensão do conteúdo de óptica, utilizando relações de sinestesia. A inovação do projeto consiste em gerar uma experiência multissensorial, e não apenas tátil, no contexto do ensino de física experimental, além de proporcionar uma integração tecnológica da maquete com Arduino e/ou aplicativo para smartphone.

Brinquedo interativo - Visando minimizar a diferença de desenvolvimento entre crianças de mesma faixa etária, mas que possuem capacidade prévia reduzida, esse brinquedo interativo de baixo custo visa estimular habilidades neuropsicomotoras finas e poderá ser utilizado por profissionais da área da saúde, educação e desenvolvimento.

Quarteto Lovelace - Proposta visa propiciar a pessoas com deficiência visual o ingresso ao universo da programação ao desenvolver uma solução de abstração de hardware acessível, sobre componentes do Arduino e com identificação tátil em braile.

AudioTrap - Desenvolvimento de um smartwatch (relógio inteligente) para identificação de risco em aulas práticas em laboratórios, destinados a pessoas com deficiência auditiva, que emitirá vibrações quando a pessoa se aproximar de objetos barulhentos, de maneira personalizada e acessível, gerando autonomia e segurança no ambiente de laboratório e sala de aula.

Mira - Desenvolvimento de uma pulseira vibratória, que acende luzes coloridas e que indica, com a assistência de um sensor no berço do bebê, o choro da criança, assim como, a intensidade, assim auxiliando mães com deficiência auditiva e, principalmente, as mães solos que não possuem ajuda no cotidiano. Essa pulseira também poderá servir para alertar idosos ou qualquer outro grupo de pessoas sobre a hora de tomar remédios, por exemplo.

ElectricGirls7 - O projeto visa melhorar a forma de aprendizagem de geografia por meio da criação de um mapa do mundo tátil, usando o sistema de escrita em braile para que os alunos consigam identificar os países e obtenham informações sobre eles através de um sistema eletrônico, como nome, língua falada, quantidade de habitantes, dentre outros. O projeto pode ser desenvolvido em várias áreas do conhecimento, como matemática (auxiliando em resolução de problemas), biologia (identificação de espécies, reinos, etc.), artes (informações sobre pinturas).

Wayble - Aplicativo que visa contribuir com a cultura de inclusão, levando informação, incentivo e visibilidade para a causa reunindo em um só lugar informações atualizadas sobre estabelecimentos comprometidos com a diversidade.

Adaptador fixo de mão - Adaptador com função de pinça para que pessoas com perda de movimento fino possam utilizar o mouse no computador segurando a caneta de uma mesa digitalizadora, podendo posteriormente ser adaptado para o uso de caneta, colher, faca, etc.

APGirls2023 - Fórmula a partir de óleos de pracaxi, andiroba e copaíba para o desenvolvimento de formulações para aliviar dores articulares e desidratação na pele de pessoas com deficiência física, cadeirantes, mobilidade reduzida e acamados, apresentam fortes dores articulares e desidratação da pele.

MapMySpace - Aplicativo de tecnologia assistiva com sistema de localização indoor para pessoas com deficiência visual ou auditiva, assim facilitando a mobilidade em ambientes fechados através de mapeamentos digitais e sinalizadores.

Specula - Com a confecção de óculos com um sistema similar a uma máscara de solda, pessoas que possuem Epilepsia Fotossensível poderão ir ao cinema – ou qualquer outro lugar, sem que as luzes desencadeiam ataques epilépticos.