Folia

Carnaval 2024: Distrito Federal começa planejamento com grupo de trabalho

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF instituiu, nesta quarta-feira (4/10), um grupo de trabalho com representantes do GDF para assegurar o sucesso do carnaval de 2024. A folia foi oficialmente estabelecida como uma política pública de Estado

Para garantir um carnaval seguro em 2024, no Distrito Federal, diversificado culturalmente e inclusivo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) instituiu, nesta quarta-feira (4/10), um grupo de trabalho. A equipe, composta por representantes do governo local e diversas secretarias, tem a missão de garantir o sucesso da festa no ano que vem.

Blocos e foliões influenciados por diferentes regiões do Brasil contribuíram para a expansão dessa festividade, transformando a festa em um carnaval plural. Para a pasta, atualmente essa celebração engloba uma variedade de elementos, incluindo bloquinhos, blocos alternativos, blocos tradicionais, escolas de samba e territórios carnavalescos. 

A criação do grupo de trabalho para organizar o carnaval de 2024 tem o objetivo de elevar ainda mais o nível de organização e segurança das festividades carnavalescas no DF. O principal objetivo é garantir que a celebração ocorra de maneira harmoniosa, respeitando princípios como a preservação da ordem pública, a segurança dos cidadãos e a proteção do patrimônio cultural.

Germano Ramthun/Divulgação -
Germano Ramthun/Divulgação -
Minervino Júnior/CB/D.A.Press -

Carnaval como política pública de Estado

Pelo decreto nº 44.169, de 26 de janeiro de 2023, que regulamenta a Lei nº 4.738, de 29 de dezembro de 2011, o carnaval do DF foi oficialmente estabelecido como uma política pública de Estado. O documento determina que é responsabilidade do Poder Executivo de regulamentar evento de grande porte, como o carnaval, com o propósito de assegurar que a celebração seja inclusiva, democrática e culturalmente rica.

Além disso, o decreto estabelece diretrizes para prevenir conflitos e promover uma convivência saudável entre os foliões. A constituição deste Grupo de Trabalho é resultado de análises técnicas realizadas por órgãos competentes, bem como de consultas e diálogos com representantes da sociedade civil e do setor produtivo. A iniciativa visa a convergência de interesses e o equilíbrio entre a celebração carnavalesca e o pleno funcionamento das atividades cotidianas do DF. 

O Grupo de Trabalho está em pleno funcionamento, e os brasilienses podem aguardar um Carnaval verdadeiramente inesquecível no coração do Brasil. Acesse aqui a publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

 

Mais Lidas