A 11ª edição do Encontro do Gastrô Brasília 2023 prestigiou os mais renomados profissionais e estabelecimentos da culinária brasiliense. Os grupos foram divididos nas categorias Diversão, Lanches e guloseimas, Boa mesa, Sabores regionais e Alta Gastronomia, além dos Melhores restaurantes e Melhores profissionais.
A festa do prêmio mais importante do setor no Distrito Federal reuniu um público de cerca de mil pessoas no Brasília Palace Hotel, nesta segunda-feira (2/10). O Encontro Gastrô — O melhor de Brasília 2023 é uma realização da revista Encontro e do Correio Braziliense, em parceria com a Del Maipo.
Para o presidente do Correio, Guilherme Machado, o lançamento de mais uma edição afirma a importância dos profissionais do mercado da gastronomia no DF. "É um momento muito importante que o Correio participa e presta homenagem a estes profissionais renomados e importantes no mercado gastronômico da nossa cidade", avalia o executivo.
Veiculado anualmente, o anuário foi instituído para ser uma edição de colecionador e servir como um guia de estabelecimentos variados para comida e bebida. A edição deste ano contou com 1.400 endereços nas mais diversas regiões da capital e teve apoio de entidades como Embratur, Sebrae, Senai, Abrasel e Prática.
Durante a celebração foram anunciados os vencedores dos 36 prêmios de 2023, incluindo as duas categorias estreantes: Brunch, para a casa com o melhor cardápio de café da manhã ou lanche da tarde; e Gastrobar, criada para premiar bares onde a cozinha também merece destaque. Para chegar aos premiados, foram somados os votos de 50 jurados, divididos em cinco categorias de estabelecimentos e uma dedicada aos profissionais. Foram mais de 20 mil votos on-line do público brasiliense.
A votação da internet, inclusive, foi responsável por desempatar diversos prêmios, cada vez mais disputados. Uma das razões para a enorme oferta de opções é o crescimento, no último ano, do mercado de alimentação fora de casa em Brasília. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Abrasel-DF), são mais de 11 mil estabelecimentos registrados na capital e arredores.
O público ajudou a escolher os preferidos em opções como a carta de cervejas mais bacana, a padaria mais completa, a cozinha brasileira mais gostosa, a pizzaria preferida, o bufê self-service mais variado e cozinha contemporânea mais criativa, pro exemplo. Na categoria dos profissionais, foram eleitos o Melhor Chef, o Chef Revelação e o Melhor Sommelier, assim como o Melhor Restaurante e o Restaurante Revelação do ano. Os três finalistas (confira o quadro) de cada uma das seis áreas disputaram o grande prêmio da noite, que ficou com o Melhor Bistrô, Marie Cuisine.
Para André Lamounier, diretor executivo da editora Encontro, "o mais importante da Revista e da premiação é mostramos o retrato da evolução da gastronomia de Brasília, ao longo das 11 edições do Encontro Gastrô Brasilia. É importante observamos como a gastronomia se desenvolveu com tanto talento nesse período. A festa tem o objetivo de estimular cada vez a cadeia gastronômica do Distrito Federal.
É um reconhecimento para quem realmente faz a diferença".
Reconhecimento
Vencedor na primeira categoria, o Primeiro Cozinha de Bar foi o primeiro anunciado da noite. Ao lado do garçom Pereira, famoso no bar, Thales Furtado, gerente do estabelecimento, destacou que essa é a quinta vez que leva o prêmio para casa. "Somos pentacampeões, são 12 anos de muito trabalho e dedicação, trazendo sempre uma novidade para agradar o cliente. É uma grata satisfação esse reconhecimento", destacou.
Ganhadora do prêmio pela primeira vez, Camila Aviani, diretora do Galpão 17, contou, emocionada, que não sabia que estava concorrendo ao prêmio dos melhores da gastronomia de Brasília. "Estou emocionada, não sabia que era uma dos finalistas, fiquei sem palavras, só tenho a agradecer ao público desta cidade por esse reconhecimento", celebra.
Com seis meses no mercado, Isabel Leão e Filipe Poli ficaram radiantes com a indicação do bar e restaurante Contexto, e mais ainda com a premiação. "Estamos muito felizes e emocionados, sinal de que está dando certo e estamos agradando o público brasiliense, é muita satisfação", observou Isabel.
A cafeteria Casa Almería, uma das finalistas desta edição, também foi premiada pela primeira vez. "Levar o prêmio esta noite é a consagração de dois anos de muito trabalho e esforço para oferecer o que há de melhor para nosso cliente. Muita satisfação e emoção", comemora Guto Jabour, sócio da cafeteira.
O Noru Sushi foi escolhido o melhor Japonês. "Essa é a realização de um sonho, algo que começou pequeno, ali no Noroeste, e muitos dizem que eu estava louco, mas eu insisti e disse que seríamos o melhor japonês de Brasília, hoje tivemos a comprovação de que estávamos no caminho certo. A ideia sempre foi entregar o que há de melhor e com qualidade aos nossos clientes. Conseguimos e ano que vem tem, ganharemos novamente", ressalta Filipe Pataro, sócio da casa premiada.
DIVERSÃO
MELHOR BAR/BOTEQUIM: Primeiro Cozinha de Bar
MELHOR CARTA DE CERVEJAS: Galpão 17
MELHOR CARTA DE DRINQUES: Mezanino
MELHOR GASTROBAR: Fausto & Manoel
NOVIDADE DO ANO/DIVERSÃO : Contexto Bar
LANCHES E GULOSEIMAS
MELHOR BRUNCH: Casa Almería
MELHOR BUFÊ DE FESTA: Renata La Porta
MELHOR CAFETERIA: Belini
MELHOR CHOCOLATERIA/DOCERIA: Sweet Cake
MELHOR CONFEITARIA E SALGADOS: Casa dos Biscoitos Mineiros
MELHOR GELATERIA/SORVETERIA: Bacio di Latte
MELHOR HAMBÚRGUER: Madero
MELHOR PADARIA: Castália
NOVIDADE DO ANO/LANCHES E GULOSEIMAS: Chichá Café e Bistrô
BOA MESA
MELHOR BUFÊ SELF-SERVICE: Coco Bambu (Brasília Shopping)
MELHOR CHURRASCARIA: Fogo de Chão
MELHOR COZINHA LIGHT/SALADA: Green's
MELHOR FEIJOADA: Lake's
MELHOR PEIXES/FRUTOS DO MAR: Manzuá
MELHOR PIZZARIA: Baco Pizzaria
MELHOR RESTAURANTE DE HOTEL: Térreo (B Hotel)
SABORES REGIONAIS
MELHOR ÁRABE: Marzuk
MELHOR COZINHA BRASILEIRA: Galeteria Gaúcha
MELHOR COZINHA DO MUNDO: Manuelzinho
MELHOR JAPONÊS: Noru Sushi
ALTA GASTRONOMIA
MELHOR BISTRÔ: Marie Cuisine
MELHOR CARNE/PARRILLA: Vasto
MELHOR CARTA DE VINHOS: Dom Francisco
MELHOR COZINHA CONTEMPORÂNEA: Lago Restaurante
MELHOR COZINHA VARIADA: Restaurante Universal
MELHOR ITALIANO: Trattoria da Rosario
MELHORES RESTAURANTES
RESTAURANTE REVELAÇÃO: Chard by Chicago Prime
MELHOR RESTAURANTE DE BRASÍLIA: Marie Cuisine
MELHORES PROFISSIONAIS
SOMMELIER DO ANO: Rafael Ribeiro (Marie Cuisine)
CHEF REVELAÇÃO: Raphael de Lucca (Cozze Mediterrâneo)
CHEF DO ANO: Ronny Peterson (Aroma)
Saiba Mais
-
Cidades DF Encontro gastronômico premia os melhores profissionais no Gastrô Brasília 2023
-
Mundo Peru, ícone gastronômico e país com maior insegurança alimentar da América do Sul
-
Cidades DF Gastronomia Periférica: inscrições presenciais terminam nesta quarta
-
Revista do Correio Hotel em São Paulo exalta cultura e gastronomia brasileiras
-
Revista do Correio Confeiteira resgata as origens da rica gastronomia pernambucana