Após apresentar instabilidade no período da manhã deste domingo (1°/10), o site da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), com os locais de votação e a consulta dos candidatos a membros do Conselho Tutelar do Distrito Federal voltou a funcionar normalmente.
As eleições para a escolha dos membros, que irão compor o quadro do Conselho Tutelar, ocorrem até às 17h, em 146 locais espalhados por todas as regiões administrativas do DF. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), não há ocorrências registradas de boca de urna ou crimes eleitorais.
Apesar disso, na manhã deste domingo, a reportagem do Correio mostrou que um eleitor, que não teve a identidade revelada, tirou foto na hora de votar, em uma urna eletrônica. A pasta informou que está apurando o que aconteceu.
Eleições para Conselho Tutelar
Serão eleitos 220 conselheiros tutelares titulares — que devem exercer o mandato de 2024 a 2027 — e 440 suplentes. A cerimônia de posse está prevista para 10 de janeiro do ano que vem.
Em cada unidade de votação também estará disponível o nome dos eleitores que podem votar naquele lugar. É o mesmo caso das administrações regionais, que terão uma lista com os postos de votação e o nome dos candidatos locais, para facilitar a consulta de eleitores que desejam votar, mas não possuem acesso à internet.
Os candidatos não poderão fazer boca de urna, tampouco levar eleitores aos locais de votação — o que é crime e pode levar a desclassificação do candidato. O resultado da eleição está previsto para sair às 20h de hoje, em cerimônia no Palácio do Buriti. O salário dos conselheiros é de R$ 6,5 mil.