O estoque de sangue do Hemocentro de Brasília encontra-se em uma situação crítica, principalmente para os tipos sanguíneos O positivo e A positivo. O alerta é por conta da redução de 16% das doações entre os meses de setembro e outubro.
- Anemia falciforme: duas mil pessoas sofrem com a doença no DF
- Doenças raras: "Precisamos melhorar o acesso à saúde" diz Nelson Mussolini
- Nova lei garante atendimento no SUS a pessoas com fibromialgia
A Fundação Hemocentro ressalta que as doações devem ser contínuas, uma vez que os hemocomponentes — componentes transfundidos para o paciente — possuem um prazo de validade limitado. Um exemplo disso são as plaquetas, que têm um período de utilização de apenas cinco dias e são essenciais em tratamentos contra o câncer, entre outros.
Como doar
Para doar sangue, é obrigatório fazer o agendamento pelo site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2. O Hemocentro de Brasília fica no Setor Médico Hospitalar Norte, início da W3 Norte, perto do Hran e da Fepecs. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h15 às 18h. Porém, no feriado de Finados, 2 de novembro, o Hemocentro estará fechado.
Os requisitos para doar sangue são: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boas condições de saúde. Quem fez algum procedimento cirúrgico, exame endoscópico ou ficou doente recentemente, deve consultar as informações no site do Hemocentro, para saber se está apto a fazer a doação.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br