O Sesi Lab realizará, nesta quarta-feira (1º/11), véspera de feriado, a oitava edição do projeto Night Lab, iniciativa que incentiva a aproximação de adultos com a ciência. Analisar a influência humana na recente história geológica da Terra, fase denominada como Antropoceno, será o ponto de partida para esta edição, que terá o tema “Futuros Possíveis”. A cantora Luiza Lian e a cientista influenciadora Kananda Eller integram a lista de atrações confirmadas. A edição será feita em conjunto com o TikTok para marcar o início da parceria com a plataforma, e terá na programação atividades dentro e fora do museu.
Em apresentação criada especialmente para o público do SESI Lab, a cantora Luiza Lian fará um convite a mergulhar no universo dos álbuns “Oya Tempo”, “Azul Moderno” e o recém-lançado “7 Estrelas | quem arrancou o céu?”. O show tem produção musical de Charles Tixier, concepção de imagens de Bianca Turner e operações da VJ Julia Ro. Antes, a pista de dança será comandada pelo DJ Rafael Ops, do coletivo Criolina.
A Conversa Poética acontecerá a partir das 20h30 no Túnel e será com a cientista e influenciadora Kananda Eller. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo, a criadora de conteúdo buscar tornar a ciência mais acessível, além de fazer parte do Conselho Consultivo de Segurança do TikTok. O debate será mediado pelo historiador e professor da Universidade de Brasília (UnB) Tiago Santos Almeida.
A gerente-executiva de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudia Ramalho, falou sobre a abordagem utilizada no museu, denominada STEAM. Trata-se de uma abordagem holística que busca uma maior interação não só entre os conteúdos e as áreas do conhecimento, mas também entre os estudantes que aprendem de forma ativa e colaborativa. “Mais um marco para o SESI Lab como pioneiro no estímulo à apresentação de conteúdos relacionados à abordagem STEAM, promovendo também o debate sobre temas de interesse do público, sempre escolhidos de forma contextualizada e com olhares múltiplos”, ressaltou.
A cada edição mensal, o projeto conta com performances, shows, oficinas temáticas e experiências de mixologia (com preparação de drinks alcoólicos e não alcoólicos, dentro das galerias). O café SESI Lab e a loja conceito ficam abertos durante todo o evento, além de foodtrucks posicionados em frente ao museu como opção de alimentação.
Parceria
O TikTok e o SESI Lab se uniram para produzir conteúdo e popularizar temas de arte, ciência e tecnologia na plataforma mundial, além de realizar ativações no museu. O acordo de cooperação será importante também para a divulgação de possibilidades de uso da plataforma para a promoção do empreendedorismo, bem como para a discussão de temas como segurança e saúde mental.
Além do engajamento de criadores de conteúdo em temas e eventos de interesse mútuo, as duas organizações somarão esforços para desenvolver novas experiências interativas para os visitantes, sempre com foco na inovação em educação.
Serviço
Os ingressos já estão disponíveis no site do SESI Lab e na bilheteria física por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). A política de gratuidade do museu é mantida, com entrada indicada para maiores de 18 anos. Neste dia, o Sesi Lab estará aberto de 19h à meia noite.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br