Sessão solene

Senado homenageia Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil)

Em 2023, a entidade completou 40 anos de trabalho no Brasil. Sessão solene no Senado Federal foi prestigiada por autoridades e representantes do setor produtivo

 Plenário do Senado Federal durante sessão especial para celebrar os 40 anos da Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil -  (crédito:  Pedro França/Agência Senado)
Plenário do Senado Federal durante sessão especial para celebrar os 40 anos da Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil - (crédito: Pedro França/Agência Senado)
postado em 30/10/2023 13:30 / atualizado em 30/10/2023 14:22

Sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (30/10) no plenário do Senado Federal homenageou os 40 anos da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil). A sessão ocorreu por iniciativa da senadora Leila Barros (PDT), que também presidiu a solenidade. Autoridades do Distrito Federal e representantes do setor produtivo prestigiaram o evento. A entidade atua na promoção da automação comercial e na adoção do código de barras desde 1983. A Associação fornece às empresas uma rede de sincronização de dados em âmbito global para padronização de processos e consultoria em projetos de rastreabilidade e sustentabilidade em 40 setores da economia.

A cerimônia contou com a presença do presidente da associação, João Carlos de Oliveira; do secretário de governo do Distrito Federal e vice-presidente de relações governamentais da GS1 Brasil, José Humberto Pires de Araújo; do secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Flávio Murilo Gonçalves; do secretário de Relações Institucionais do DF, Agaciel Maia; do empresário e ex-governador Paulo Octavio; do deputado distrital Daniel de Castro (PP); do presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF, Sebastião Abritta; do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi; do presidente da Neoenergia, Frederico Candian; do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Georges Seigneur, entre outros.

Segundo o presidente do GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, atualmente, a cada dia, mais de 1 bilhão de produtos são identificados e mais de 10 milhões de leituras de código são realizadas no mundo. "Nossa organização desempenha um importante papel no fortalecimento da economia, no apoio aos empresários e na criação de oportunidades para colocar o Brasil como protagonista no cenário global da automação. A GS1 é muito mais do que a associação responsável pelo famoso código de barras. Fazemos parte de um sistema global que promove padrões e facilita a comunicação com o mercado, conectando mais de 2 milhões de empresas em 150 países", declarou.

O secretário de Governo do DF, que também é vice-presidente de Relações Governamentais do GS1 Brasil, José Humberto Pires de Araújo, falou sobre a importância do trabalho da entidade na promoção da automação comercial. "O código de barras impulsionou a economia, criando uma linguagem única e global entre indústria e varejo", ressaltou. "Caminhamos de mãos dadas com o setor comercial, empresarial e industrial disponibilizando plataformas de negócios, ferramentas voltadas ao gerenciamento, aperfeiçoamento de processos, serviços e soluções que fazem diferença na organização e na gestão de dados e produtos nas empresas no Brasil e no mundo", completou.

O empresário e ex-governador Paulo Octavio destacou a relevância do GS1 Brasil para o bom desenvolvimento das atividades econômicas no Brasil e no mundo. "A automação comercial e as soluções logísticas oferecidas têm contribuído com a economia de forma significativa. Todo esse avanço levou o Brasil a ser comparado com Europa e Estados Unidos em termos de automação", afirmou.

A associação

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação